Letra A: correta. A absorção de luz por espécies químicas promove a transição eletrônica, isto é, a promoção de elétrons mais externos a orbitais de maior energia. Desta forma, a absorção depende primordialmente de fatores relacionados aos elétrons, como número e arranjo, visto que este fenômeno está intimamente ligado com a excitação dos mesmos.
Letra B: incorreta. A região ultravioleta corresponde à faixa menor que 380 nm e a faixa de 380 nm a 780 nm corresponde à região visível.
Letra C: correta. Para que haja a absorção da luz incidida, os compostos devem possuir orbitais vazios que serão ocupados durante a transição eletrônica. Deste modo, a absorção em compostos está relacionada com a deficiência de elétrons.
Letra D: correta. Apesar de todos os equipamentos para análises espectroscópicas medirem a transmitância (T), é pouco conveniente utilizar gráficos e equações logarítmicas para determinar a concentração de um analito. Por isso, foi convencionada uma nova variável chamada absorbância ( Abs ), sendo este um parâmetro que indica a quantidade de luz absorvida pela amostra, tornando-se fundamental para calcular a concentração.
Letra E: correta. Tanto substâncias orgânicas quanto inorgânicas podem apresentar bandas de absorção molecular na região UV-VIS, permitindo a aplicação de métodos espectrofotométricos. Mesmo espécies atômicas podem ser reagidas com reagentes colorimétricos, formando produtos coloridos que podem ser detectados e quantificados por espectroscopia molecular na região do VIS. A aplicação do método é bem ampla e inclui a identificação do princípio ativo de fármacos, por exemplo.
Resposta: letra B