SóProvas


ID
2906857
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se as normas e os procedimentos para vacinação, preconizados pelo Ministério da Saúde, a respeito da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) Tem como excipientes albumina humana, lactose, sorbitol, manitol, sulfato de neomicina e aminoácidos.

  • a) virus vivo atenuado.

    b) gabarito da questao.

    c) via subcutânea

    d) é indicada a partir de 12 meses

    e) 2 doses de 12 meses a 29 anos. Depois dos 30 é dose única.

  •  

    LETRA : B

     

    Vacina Tríplice Viral

     

    Em outubro de 2003, Bio-Manguinhos e a empresa GlaxoSmithKline assinaram um acordo de transferência de tecnologia da vacina sarampo, caxumba e rubéola (chamada Tríplice Viral), até então o único imunobiológico presente no calendário básico de vacinação ainda importado pelo Ministério da Saúde. A partir de 2004, foi iniciada a assimilação da tecnologia e o processamento final da vacina em Bio-Manguinhos. Ao final do processo de transferência de tecnologia, a vacina será totalmente produzida no Brasil, demonstrando o papel crucial do Instituto em relação à autossuficiência nacional neste setor.

    vacina sarampo, caxumba e rubéola atende aos requisitos da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação de substâncias biológicas. Os ingredientes ativos da vacina trivalente são os vírus vivos atenuados do sarampo (cepa Schwarz), da rubéola (cepa Wistar RA27/3) e da caxumba (cepa RIT 4385 derivada da cepa Jeryl-Lynn), produzidos em substratos celulares e células diploides. Os bulks (concentrados virais) monovalentes de rubéola, sarampo e caxumba são misturados juntamente com volumes apropriados de excipientes e estabilizadores. A vacina trivalente é, então, envasada e liofilizada.

    Em 2017, foi introduzida a segunda dose da vacina para a população de 20 a 29 anos. Anteriormente, a segunda dose era aplicada apenas em pessoas com até 19 anos. A mudança leva em consideração surtos de caxumba registrados nos últimos anos no país, sobretudo entre adolescentes e adultos jovens. As duas doses passam a ser indicadas para pessoas de 12 meses a 29 anos. Para adultos de 30 a 49 anos, permanece a indicação de apenas uma dose.

    Apresentação do produto: 10 doses.

     

    FONTE : https://www.bio.fiocruz.br/index.php/produtos/vacinas/virais/triplice-viral

  • Vacina sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice Viral)

    Apresentação

    A vacina sarampo, caxumba e rubéola é apresentada sob a forma liofilizada, em frasco monodose ou multidose, acompanhada do respectivo diluente.

    Composição

    É composta por vírus vivos (atenuados) das cepas Wistar RA 27/3 do vírus da rubéola, Schwarz do sarampo e RIT 4385, derivada de Jeryl Lynn, da caxumba. Tem como excipientes albumina humana, lactose, sorbitol, manitol, sulfato de neomicina e aminoácidos.

    Indicação

    A vacina protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. É indicada para vacinação de usuários a partir de 12 meses de idade.

    Esquema, dose e volume

    O esquema básico da vacina é de duas doses nas seguintes situações:

    • Para indivíduos de 12 meses a 19 anos de idade: administre duas doses conforme a situação vacinal encontrada. A primeira dose (aos 12 meses de idade) deve ser com a vacina tríplice viral e a segunda dose (aos 15 meses de idade) deve ser com a vacina tetra viral, para as crianças que já tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.

    • Para as crianças acima de 15 meses de idade não vacinadas, administre a vacina tríplice viral observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Considere vacinada a pessoa que comprovar duas doses de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola.

    • Para indivíduos de 20 a 49 anos de idade: administre uma dose conforme a situação vacinal encontrada. Considere vacinada a pessoa que comprovar uma dose de vacina com componente de sarampo, caxumba e rubéola ou sarampo e rubéola.

    Via de administração

    A vacina é administrada por via subcutânea.

  • QUESTÃO :

    TRÍPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola), 

    A) Virus VIVO atenuado.

    B) GABARITO :

    Albumina humana, lactose, sorbitol, manitol, sulfato de neomicina e aminoácidos.

    C) Via SUBCUTÂNEA .

    F) A partir de 12 meses .

    E) 2 doses : 12 meses a 29 anos . Depois dos 30 é dose única .

  • A questão está mal formulada visto que a Tríplice também pode ser adm via intramuscular. Ñ sendo regra a adm subcutânea... Questão que caberia recurso.