SóProvas


ID
2907508
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Uma população com uma certa quantidade de elementos é dividida previamente em grupos mutuamente exclusivos e dentro dos quais são sorteadas amostras casuais simples. Esse tipo de amostragem é denominado de Amostragem

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE AMOSTRAGEM

    1-NÃO PROBABILÍSTICAS

    A escolha dos elementos da amostra é feita de forma não-aleatória, justificadamente ou não. A escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda o conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando.

    Na amostragem não-probabilística também se podem utilizar quotas, iguais ou diferentes.

    2- PROBABILÍSTICAS

    2.1 ALEATÓRIAS

    Na amostragem aleatória simples é possível calcular, a priori, a probabilidade de observar cada indivíduo da população na amostra.Todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra; os elementos da amostra são, por isso, escolhidos por sorteio. Para que o sorteio possa ser realizado, é necessário que os elementos da população estejam identificados.

    2.2. SISTEMÁTICA

    Os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (um intervalo fixo). Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela sua posição (uma lista que englobe todos os seus elementos, uma fila de pessoas, etc.). O fator de repetição é determinado dividindo-se o tamanho da população (N) pelo tamanho da amostra (n). O primeiro elemento é escolhido por sorteio, dentre os elementos da população que ocupam a posição igual ou inferior a N/n (fator de repetição); em seguida, selecionam-se os elementos a cada intervalo N/n.

    2.3 ESTRATIFICADA

    Quando a população está dividida em estratos, a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população.

    FONTE: ALMEIDA, Maria Cristina Rosa de. Tipos de amostragem. [S.l.: s.n.].

  • Correção - Prova - Prefeitura de Recife/PE - Cargo: Analista de Gestão Administrativa

    Prof Guilherme Neves, Estratégia Concursos

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2019/01/15005050/Pref-do-Recife-FCC-2.pdf

  • Explicação de Técnicas de Amostragem e solução da questão:

    https://youtu.be/gnVvFJQzZ9E

  • Na Amostragem Estratificada, a população é dividida em grupos, que são chamados de estratos. Em cada estrato, são sorteadas amostras simples. Cuidado para não confundir a “Amostragem por Estratos” com a “Amostragem por Conglomerados”. Na amostragem por Conglomerados, alguns conglomerados (grupos) são sorteados e, em seguida, TODOS os elementos do conglomerado são observados. Na amostragem por estratos, é selecionada uma amostra aleatória de elementos em cada estrato. Para ficar mais clara a diferença: na amostragem por estratos, em cada grupo, é selecionada uma amostra de elementos; na amostragem por conglomerados, é feita uma amostra dos grupos e, em cada grupo, TODOS os elementos são observados.

    Professor Guilherme

    Estratégia Concursos