SóProvas


ID
2908138
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As afecções da pele nos animais variam muito, decorrente do agente invasor e causador da doença. Entre as manifestações clínicas da pele, assinale aquelas em que o conceito se refere à afecção.


I. Alopecia - caracterizada pela perda parcial ou total dos pelos.

II. Urticária - necrose superficial das manchas branca da pele por exposição ao sol.

III. Fotossensibilização - presença de vesículas na pele.

IV. Acne - ocorre em diversas partes da pele, principalmente cabeça, pescoço e tronco, sob a forma de vesículas de tamanho pequeno.


Está(ão) CORRETA(S), apenas,

Alternativas
Comentários
  • Urticária - pápulas ou placas em relevo, normalmente eritematosas, disseminadas pela pele, acompanhadas por vezes de prurido e desconforto. Em casos mais severos pode vir acompanhada de angioedema, caracterizada por áreas de edema localizado ou disseminado, que demonstram drenagem de exsudato seroso ou sanguinolento.

    Fotossensibilização - resposta exagerada da suscetibilidade da pele à radiação da luz solar, pela presença local de agentes fotodinâmicos, os quais apresentam uma configuração química que é capaz de absorver determinados comprimentos de onda da luz ultravioleta (UV), passando energia extra para as células ao redor, desenvolvendo dermatite com liberação de histamina, morte celular local e edema tissular, resultando em lesão. A doença é conhecida popularmente pelo nome de requeima.

    Acne - acne é uma doença de pele comum nos felinos. Acomete principalmente a região do queixo, lábio inferior e focinho (em cães). Nos gatos, apresenta-se inicialmente como pontos pretos (comedões), por isso, os tutores costumam se queixar que o animal está com o “queixo sujo”.