- 
                                CPC 23 I) Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada. ERRADO. É integral! Reapresentação retrospectiva é a correção do reconhecimento, da mensuração e da divulgação de valores de elementos das demonstrações contábeis, como se um erro de períodos anteriores nunca tivesse ocorrido. CERTO   Aplicação impraticável de requisito ocorre quando a entidade não pode aplicá-lo depois de ter feito todos os esforços razoáveis nesse sentido. [...] CERTO   GAB. D     
- 
                                CPC 23 I) Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada. ERRADO. É integral! Reapresentação retrospectiva é a correção do reconhecimento, da mensuração e da divulgação de valores de elementos das demonstrações contábeis, como se um erro de períodos anteriores nunca tivesse ocorrido. CERTO   Aplicação impraticável de requisito ocorre quando a entidade não pode aplicá-lo depois de ter feito todos os esforços razoáveis nesse sentido. [...] 
- 
                                Vamos analisar as afirmativas apresentadas.   I. Incorreta. Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada.   II. Correta. Reapresentação retrospectiva é a correção do reconhecimento, da mensuração e da divulgação de valores de elementos das demonstrações contábeis, como se um erro de períodos anteriores nunca tivesse ocorrido. 
 III. Correta. Aplicação impraticável de requisito ocorre quando a entidade não pode aplicá-lo depois de ter feito todos os esforços razoáveis nesse sentido. 
- 
                                Esta questão aborda definições extraídas do pronunciamento
CPC 23 – Políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro.
 
 De acordo com item 5, do referido CPC:
 
 Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política
contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada.
 
 Reapresentação retrospectiva é a correção do reconhecimento,
da mensuração e da divulgação de valores de elementos das demonstrações
contábeis, como se um erro de períodos anteriores nunca tivesse ocorrido.
 
 Aplicação impraticável de requisito ocorre quando a entidade
não pode aplicá-lo depois de ter feito todos os esforços razoáveis nesse
sentido.
 
 Julgando os itens:
 
 I-    
ERRADO. Conforme podemos observar na definição
acima, aplicação retrospectiva é aplicar a nova política como sempre tivesse
sido aplicada, e não parcialmente, como dito no item.
 
 II-  
CERTO, conforme definido acima.
 
 III- CERTO,
literal do CPC.
 
 Estão corretos os itens II e III.
 
 Gabarito do professor: Letra D.
 
 
- 
                                Aplicação retrospectiva é a aplicação de nova política contábil a transações, a outros eventos e a condições, como se essa política tivesse sido sempre aplicada.