-
Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro
4.4. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:
(b) passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
GAB. A
-
Pra acrescentar:
Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação.
Os mercados futuros e de opções possibilitam uma série de operações de hedge. Por exemplo, através de mercado futuro de dólar (negociado na BM&F), uma entidade que possui dívidas em dólar pode reduzir o risco de uma perda provocada por uma elevação da cotação da moeda norte-americana, desde que compre contratos futuros de dólar em valor equivalente à sua dívida.
Proteções semelhantes podem ser feitas para reduzir riscos de outros mercados, com taxas de juros, bolsas de valores, contratos agrícolas e outros, dependendo das necessidades da instituição que está à procura do hedge.
http://www.itauinvestnet.com.br/itauinvestnet/fundos/entenda/conteudo.aspx?op=35
-
não há redução nos fluxos de caixa pois há movimentação em fluxo de investimento e financiamento.
-
Letra (a)
Futuro benefício econômico
O benefício econômico futuro é a essência de um ativo e refere-se ao seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Este benefício pode ser sob a forma de algo que será convertido em caixa ou que pode produzir as saídas de caixa, como é o caso de um processo industrial que irá reduzir os custos de produção.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-um-conceito-amplo.htm
O que é fruição: s.f. Ação, desenvolvimento ou efeito de fruir.
-
Vejamos o que prescreve o item 4.10 CPC 00:
Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo, o ativo pode ser:
(a) usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade;
(b) trocado por outros ativos;
(c) usado para liquidar um passivo; ou
(d) distribuído aos proprietários da entidade.
Fonte: Estratégia concursos / Passo estratégico - Aula 00
-
Questão estranha. Fruir é "aproveitar", "utilizar", "gozar" (de vantagens). Portanto, a resposta só faria sentido se fosse: "fruir de um benefício econômico futuro em pagamento". Da maneira que se apresenta, o sentido é de que entregar um bem econômico em pagamento é "desfrutar dele". Sei lá...
-
LETRA A) CORRETO, um passivo é considerado uma obrigação presente decorrente de eventos passados cuja sua liquidação se espera a saída de recursos (Não necessariamente um passivo será liquidado por saída de recurso em dinheiro; um recurso pode ser uma propriedade utilizada para liquidar o passivo) capazes de gerar benefícios econômicos futuros. (NECESSARIAMENTE para ser considerado passivo, deve gerar benefícios econômicos). Portanto, está correto em dizer "fruição de benefício econômico".
-
Gabarito A
A) a fruição de benefício econômico futuro - Quando a questão fala em “benefício econômico futuro” ela quer dizer “um ativo”. Fruir significa usar. A empresa utilizou um ativo para pagar o empréstimo, sendo assim, esse é o gabarito da questão
B) um aumento patrimonial, pela redução do passivo - A redução do passivo foi acompanhada de uma redução no ativo imobilizado (terreno), e a questão não menciona lucro na troca
C) uma redução na demonstração dos fluxos de caixa - o pagamento foi feito com o terreno. Então, não saiu dinheiro do caixa
D) uma perda do valor recuperável do ativo - a questão não menciona perda
E) uma operação de hedge accounting - Hedge é uma estratégia utilizada para eliminar ou reduzir a variação do valor de determinados ativos ou passivos quando há risco de grandes variações no preço. Por exemplo, a compra antecipada de dólar ou euro para garantir a estabilidade dos custos de viagens pode ser considerada uma operação de hedge. A transação que o enunciado da questão trouxe não teve como objetivo evitar variações de preços, sendo assim, não é hedge.
-
4.16 Um recurso econômico pode produzir benefícios econômicos para a entidade ao autorizá-la ou ao permiti-la fazer, por exemplo, um ou mais dos seguintes atos:
(e) extinguir passivos por meio da transferência do recurso econômico