-
RESPOSTA: LETRA "B"
NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução
5.1.5 Dispositivos complementares
5.1.5.1 Caixas de gordura
5.1.5.1.1 As caixas de gordura devem ser dimensionadas levando-se em conta o que segue:
d) para a coleta de mais de 12 cozinhas, ou ainda, para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartéis, etc., devem ser previstas caixas de gordura especiais (5.1.5.1.3 d)).
-
A) As caixas de passagem devem ser providas de tampa cega, quando não previstas em instalações de esgoto primário. (tampa cega é para instalação primária)
B) Para a coleta de mais de 12 cozinhas, ou, ainda, para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartéis etc., devem ser previstas caixas de gordura especiais. (GABARITO)
C) O dispositivo de inspeção deve ter fundo construído de modo a assegurar o lento escoamento. (rápido escoamento! Inclusive é dos um requisitos gerais da norma)
D) Os poços de visita devem ter tampa fixa, para garantir perfeita vedação, e fundo construído de modo a assegurar o lento escoamento. (deve ter a tampa hermética e escoamento rápido)
E) As caixas de gordura devem ser divididas em três câmaras, uma receptora, uma coletora e uma controladora, separadas por um septo removível. (são duas câmaras: receptora + vertedoura, com septo não removível)
-
E digo mais:
As caixas de gorduras podem ser cilíndricas ou prismáticas. Sendo que as cilíndricas englobam os 3 primeiros tipos (CGP, CGS e CGD). Por outro lado, a CGE é prismática.
Tanto as caixas de inspeção quanto os poços de visita devem ter tampa removível e o fundo deve ser construído de modo a assegurar o rápido escoamento.
-
CAIXAS DE GORDURA:
Câmara receptora e Câmara vertedoura.
Septo NÃO REMOVÍVEL.
- - - - - - - -
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.
@ocivilengenheiro