SóProvas


ID
2909179
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei 9.596/1996 - LDB, em seu Art. 8º, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Abaixo estão especificadas as atribuições, neste regime de colaboração de cada uma destas esferas. Faça a relação entre as esferas e as descrições abaixo:


I – União

II – Estados

III – Municípios


( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

( ) Definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei.

( ) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

( ) Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.

( ) Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.


Marque a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão, eu lembrei somente o que cabe a União

    -Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

    -Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.

    As outras são quase intuitivas ou relacionáveis com a C.F. na parte Da Educação.

  • Essa é a correta:

    LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.

  • Encontrei o I, II, II e já parei por aí.

  • For God´s sake!

    Digam-me que foi anulada.

    Essa Lei 9.596/1996 não é a LDB.

  • não sei como essas questões com a lei redigida de forma errada no enunciado não são anuladas. Erro óbvio, mas no fim não afeta mesmo a resolução.

  • Gab.: A

    O cara errou um número....besteira...todo mundo sabe que é LDB.

  • "Besteira"???

    Nós, concurseiros, somos cobrados nos mínimos detalhes, em meio a conteúdos programáticos quilométricos! Loucura incrível para aprender, decorar, pesquisar coisas e meios para não falhar em nada na prova, pois se falharmos, ninguém vai dizer "besteirinha isso que ele(a) errou, vamos relevar". Um outro exemplo: erra uma marcação de gabarito e ponhe uma observação dizendo "olha, marquei errado, mas eu sei que a certa é a letra tal, ok?" Será que vão achar isso uma "besteira", considerar o nosso conhecimento e nos dar o ponto da questão? Lógico que não! Querem praticamente máquinas humanas na hora da prova, que não podem errar praticamente nada, se não, a cada errinho, vc despenca dezenas de posições (em muitas ocasiões). Essa cobrança é até irreal, comparada a sua atuação enquanto servidor público de fato. Pois na minha experiência de várias nomeações em cargos e órgãos públicos, (IBGE, ECT, Prefeitura, Detran, SEDUC - contrato e efetivo, IF etc.), já presenciei erros grosseiros de concursados, por exemplo, de Gramática e Informática e o que acontece? Absolutamente nada, vc pode errar à vontade na sua repartição, principalmente na redação de e-mails institucionais, e aí sim parece que acham que errar (já concursado) é "besteira". Mas enquanto vc não for um servidor, só um candidato, vai errar alguma "besteirinha" na prova p/ ver se vão relevar!

    Resumindo: Se sou candidato e me cobram ao extremo p/ passar num concurso (não posso errar nada), então por favor, também não errem, bancas! Principalmente ao redigirem questões, pois gastei e gasto muito tempo da minha vida me dedicando e estudando. É um desrespeito, uma afronta a nós, verdadeiros concurseiros de longa data, que ralam pra caramba, quando os desleixados da banca nem revisam os enunciados de questões antes de imprimir as provas.

    Entendeu, colega? O porquê de não ser uma "besteira" os incompetentes da banca não anularem uma questão na qual fazem alusão a uma lei e redigem outra "nada a ver" na prova. E para confirmar essa imensa incompetência, AINDA NÃO anulam a questão bisonha e incrivelmente mal elaborada!