-
Gab. A
Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. Para Viana (2011), são três os atributos de um bom sistema de classificação: (PAF ou FAP)
• Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.
• Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.
• Flexibilidade – segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.
Enap
-
Abra pra Flex.
-
A fle pa
Abragência, flexibilidade, praticidade
-
Um sistema de classificação deve ser dotado de três atributos (Viana 2011): F A P
Flexibilidade: O nome já ajuda. O foco é pensar em conseguir que diversos tipos de classificação “convivam harmoniosamente”. A relação entre os tipos de classificação permite que seja buscada uma melhoria contínua no sistema de classificação.
Abrangência: a classificação deve incluir várias características dos materiais, como: custos, dados contábeis e financeiros, forma, peso,dimensão, etc. A classificação vai ocorrer de acordo com um conjunto de características.
Praticidade: mais uma vez o nome ajuda! A classificação deve ser objetiva e ajudar o gestor, ou seja, não deve tomar seu tempo em demasia, deve ser ......PRÁTICA, SIMPLES E DIRETA.
Fonte;EstratégiaConcurso.
-
A questão falou em ATRIBUTOS ---> lembre logo do PAF
-
GABARITO: LETRA A
Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Gabarito: A
De acordo com Viana (2013), uma boa classificação de materiais deve atender a três atributos principais:
Abrangência: Diversas características dos materiais, tais como: forma, peso, dimensão, custos devem
ser incluídas na classificação.
Flexibilidade: A classificação dever ser flexível e adaptável às peculiaridades dos diferentes tipos de
organização. Além disso, deve facilitar a interface com outros tipos de classificação.
Praticidade: O sistema de classificação ser ter um uso simples, isto é, a classificação não deve exigir
do gestor de materiais procedimentos demorados ou complexos.
-
"PRATABRA FLEX "
PRATICIDADE
ABRANGÊNCIA
FLEXIBILIDADE
-
Questão abordando a temática "atributos para classificação de materiais". Diante disso, deverá ser assinalada a alternativa que indicar um dentre os três mais conhecidos.
Para Viana (2011) os atributos para uma boa classificação de materiais são três:
>> Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.
>> Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.
>> Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.
E para não esquecer, podemos organizar os atributos no seguinte mnemônico: PAF
Diante do exposto acima, apenas uma das alternativas fez menção a algum dos atributos lecionados pelos principais autores da área. Diante disso:
GABARITO: A
FENILI, RENATO. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. 3. ED. SÃO PAULO; MÉTODO, 2014