SóProvas


ID
2912581
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Correlacione os componentes microscópicos do sedimento urinário às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


COMPONENTES MICROSCÓPICOS

I- Cilindro gorduroso

II- Cilindro hialíno

III- Cristal de oxalato de cálcio

IV- Cristal de fosfato cristalino

V- Cristal de urato amorfo

VI- Cilindro céreo


CARACTERÍSTICAS

( ) Constituído de proteína de Tamm-Horsfall.

( ) Aspecto referido como “poeira de tijolo".

( ) Síndrome nefrótica.

( ) Insolúvel em ácido acético,

( ) Presente em urina infectada com pH alcalino.

( ) Associado a inflamação e a degeneração tubular.

Alternativas
Comentários
  • Cilindros hialinos. Estes são o tipo de cilindro observado com maior frequência. São quase completamente constituídos de proteína de Tamm-Horsfall.

    Uratos amorfos (uratos de cálcio, magnésio, sódio e potássio). Os uratos amorfos precipitam quando submetidos ao repouso em urina com pH discretamente ácido. Havendo grandes concentrações, o sedimento urinário pode ser visto com uma cor variável entre rosa-alaranjada e castanho-avermelhada ao exame microscópico. Esse aspecto tem sido referido como "poeira de tijolo".

    Cilindros gordurosos. O material gorduroso é incorporado à matriz do cilindro, a partir de células tubulares renais carregadas de lipídeos. Estas são comumente observadas em casos de proteinúria severa e são características da síndrome nefrótica

    Os cilindros céreos estão comumente associados à inflamação e à degeneração tubular. São observados com mais frequência em pacientes com insuficiência renal crônica, e também são encontrados em casos de rejeição aguda e crônica de transplante renal.