SóProvas


ID
2912587
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à avaliação da amostra de urina é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Urinálise de rotina é constituída por dois componentes principais: (1) determinações físico-químicas (aparência, gravidade específica e medidas com tiras reativas); e (2) exame microscópico do sedimento urinário em campo claro ou com contraste de fase para evidenciar hematúria, piúria, cilindros (cilindrúria) e cristalúria.

    b) Urina vermelha. A cor anormal mais comum é a vermelha ou castanho-avermelhada. Quando observada na urina das mulheres, é preciso considerar uma possível contaminação com sangue do fluxo menstrual. Hematúria (presença de hemácias - CVS), hemoglobinúria e mioglobinúria podem produzir colorações rósea, vermelha ou castanho-avermelhada.

    c) A rifampicina, usada no tratamento da tuberculose, produz alteração de cor na urina para vermelho-alaranjada briIhante

    d) Quilúria. Trata-se de uma condição rara em que a urina apresenta linfa. Está associada à obstrução do fluxo de linfa e ao rompimento dos vasos linfáticos na pelve renal, nos ureteres, na bexiga urinária ou na uretra. Embora a etiologia predominante seja a infecção parasítica por Wuchereria bancrofti (filariose) (Cortvriend, 1998), o alargamento dos linfonodos abdominais e a presença de tumores também foram associados à quilúria. Essa condição é rara até mesmo em indivíduos com filariose.

    e) Tiras reativas. Os indicadores vermelho de metila e azul de bromotimol produzem cores que variam entre alaranjado, verde e azul conforme o pH aumenta, permitindo estimar valores de pH de até meia unidade na faixa de 5 a 9.