SóProvas


ID
2912857
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Manifestações patológicas como a corrosão de armaduras, em estruturas de concreto armado, causadas por carbonatação são bastante comuns na Região Metropolitana de Belém. A respeito da carbonatação no concreto, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  A fenolftaleína é um indicador colorimétrico que indica concreto carbonatado ou não. Para Andrade (1992), com o uso de fenolftaleína, é detectada a região carbonatada do concreto que é aquela que não apresenta alteração de coloração (incolor), tendo pH inferior a 8,3. A região não carbonatada assume cor entre rosa a vermelho-carmim, de pH entre 8,3 e 9,5, ou somente vermelho carmim, de pH superior a 9,5. Com isso pode ser medida a profundidade de carbonatação, em milímetros.

  •  Nas cidades grandes o concreto está exposto à alta concentração de gás carbônico (CO2). Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

    Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO3). O composto que reage rapidamente com (H2CO3) é o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2).

    O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH.

    Resumidamante, a carbonatação depende de fatores como:

    * Condições ambientais: altas concentrações de CO2 aumentam as chances de ataque ao concreto

    * Umidade do ambiente: poros parcialmente preenchidos com água na superfície do concreto apresentam condição favorável

    * Traço do concreto: altas relações a/c, resultam em concretos porosos e, portanto, aumentam as chances de difusão de CO2 entre os poros

    * Lançamento e adensamento: se o concreto tiver baixa permeabilidade (compacto), dificultará a entrada de agentes agressivos

    * Cura: processo fundamental para reduzir o efeito da carbonatação

    Fonte: ITAMBÉ