SóProvas


ID
2913643
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os procedimentos para obtenção de evidência de auditoria podem ser utilizados como procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que sejam aplicados pelo auditor. Com base nos conceitos da Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 500 (R1), relacione a coluna 1 à coluna 2 de acordo com os tipos de procedimentos previstos e possíveis de serem utilizados nos trabalhos de auditoria. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


COLUNA 1

1. Recálculo

2. Confirmação externa

3. Observação

4. Indagação

5. Inspeção

6. Reexecução

7. Procedimentos analíticos


COLUNA 2

( ) Fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção.

( ) Fornece evidência de auditoria a respeito da execução de processo ou procedimento, mas é limitada ao ponto no tempo em que ocorre e pelo fato de que o ato de ser observado pode afetar a maneira como o processo ou procedimento é executado.

( ) Busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade.

( ) Consiste em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

( ) Utilizado para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições – por exemplo, a ausência de acordo paralelo que possa influenciar o reconhecimento da receita.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    INSPEÇÃO: envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos;

    OBSERVAÇÃO: consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros;

    RECÁLCULO: verificação da exatidão matemática de documentos ou registros;

    INDAGAÇÃO OU INQUÉRITO: busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro ou não financeiro, dentro ou fora da entidade;

    REEXECUÇÃO: envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que forem originalmente realizados como parte do controle interno da entidade;

    PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS: avaliação das informações feitas por meio de estudos das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.