SóProvas


ID
2913856
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A mosca-da-carambola Bactrocera carambolae foi introduzida no Brasil, em 1996, no município do Oiapoque no Estado do Amapá. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.


( ) A mosca-da-carambola ocorre apenas em alguns municípios da zona da mata do Estado de Pernambuco onde não há ocorrência de hospedeiros da praga.

( ) A mosca-da-carambola pode causar perdas na produção de culturas importantes para Pernambuco, como goiaba, manga, caju, acerola, tomate, já que os frutos afetados podem ter a polpa totalmente destruída, tomando-os imprestáveis para o consumo.

( ) A mosca-da-carambola pode afetar a produção brasileira de frutas por meio da proibição da importação de frutos por países onde a praga não ocorre.

( ) A mosca-da-carambola não tem importância para o Estado de Pernambuco em decorrência da inexistência de áreas de produção comercial da carambola.

( ) Uma das medidas de prevenção e controle da mosca-da-carambola é não transportar frutas hospedeiras das áreas contaminadas de ocorrência da praga para áreas onde a praga está ausente.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I - F: Para que haja ocorrência da praga é necessária a presença do hospedeiro

    II - V: É uma praga polífaga que ataca diretamente os frutos, consumindo seu interior

    III - V: Outros países podem sim proibir a importação de produtos originados de regiões onde a praga está presente ou solicitar medidas fitossanitárias antes do envio

    IV - F: O estado do Pernambuco, principalmente o Vale do São Francisco é uma das maiores regiões produtoras de frutas no Brasil

    V - V: O transporte de plantas hospedeiras da praga de regiões onde está presente para locais ausentes é muito restrito, dependendo de expedição de certificado de sanidade e permissão de trânsito vegetal

    Sequência correta: F-V-V-F-V, alternativa D