SóProvas


ID
2914708
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética:

Uma jornalista de Santa Catarina foi acusada de plágio por diversos colegas – tanto os que foram plagiados como alguns que não o foram. O Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, ao qual a profissional não é filiada, aceitou a denúncia e julgou as acusações procedentes.

Assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado é vedação expressa do inciso VIII do artigo 7º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O mesmo documento, no artigo 6º, inciso IX, aponta que é dever do profissional respeitar o direito autoral e intelectual do jornalista em todas as suas formas.

De acordo com as medidas previstas para quem descumpre o Código da Fenaj, a jornalista poderia:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação. Parágrafo único - Os não-filiados aos sindicatos de jornalistas estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação. 

  • foi exatamente o que aconteceu, no Paraná, com a Joice Hasselmann.

  • Joice Hasselmann abrindo margem para estudos no campo da comunicação. Um exemplo do que não se deve fazer.

  • Por acaso (ou não), é a a mulher mais votada para a Câmara dos Deputados da história do Brasil, líder do Governo na Câmara? É essa? Se for, faz sentido.

    Sim é a mesma - https://catracalivre.com.br/cidadania/jornalista-do-intercept-revela-mais-um-plagio-de-joice-hasselmann/

  • Nao erro mais. Fiz esse concurso da UFSC em fev de 2019