-
A)
De acordo com a NBC TA 500 (R1):
A29. Os testes de controle são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.
-
B)
De acordo com a NBC T 11:
11.1.2 – PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
11.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria (B) são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos.
11.1.2.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
11.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:
a) testes de transações e saldos; e
b) procedimentos de revisão analítica.
-
C)
Testes de Observância: também conhecidos como os testes de aderência, eles visam testar os controles internos da entidade. De acordo com Cunha, Beuren e Hein (2006) eles “têm como objetivo a verificação e avaliação dos controles internos, se estes estão de acordo com os processos requeridos pela administração e se são suficientemente seguros e confiáveis para a devida salvaguarda do patrimônio”
Fonte: http://auditoriaemfoco.blogspot.com/2011/05/procedimentos-de-auditoria_11.html
-
D)
De acordo com a NBC TA 315 (R1):
Informações obtidas por meio da execução de procedimentos de avaliação de riscos e atividades relacionadas podem ser usadas pelo auditor como evidência de auditoria para sustentar avaliações dos riscos de distorção relevante. Além disso, o auditor pode obter evidências de auditoria a respeito de classes de transações, saldos de contas ou divulgações e afirmações relacionadas, bem como sobre a efetividade operacional dos controles, embora tais procedimentos não fossem planejados como procedimentos substantivos ou como testes de controles. O auditor também PODE escolher executar procedimentos substantivos ou testes de controles concomitantemente aos procedimentos de avaliação de riscos porque é eficiente fazê-lo.
-
E)
De acordo com a NBC TA 330 (R1):
4. Para fins das normas de auditoria, os termos abaixo têm os seguintes significados:
(a) Procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações. Os procedimentos substantivos incluem:
(i) testes de detalhes (de classes de transações, de saldos de contas e de divulgações); e
(ii) procedimentos analíticos substantivos.
(b) Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
-
Os testes de controle testam os controles. Os testes substantivos, por meio dos testes de detalhes, testam os saldos das contas, as transações.
Resposta: E
-
Erro da B:
Os procedimentos de auditoria ( e não os procedimentos substantivos) são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem testes de observância e testes substantivos
-
A) Os testes de controle detectam distorções relevantes no nível da afirmação, identificando condições relevantes para o propósito do teste. - Os testes de controle avaliam a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção de fraudes
B) Os testes substantivos são o conjunto de técnicas que permitem à auditoria obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar a opinião do auditor. - Os testes substantivos estão relacionados ao conteúdo, da validade dos registros. O conjunto de técnicas são os procedimentos de auditoria
C) Os exames de aderência visam detectar distorções relevantes no nível das afirmações. Isso são testes de controle ou testes de observância
D) Os procedimentos para a obtenção de evidência: procedimentos de avaliação de riscos, testes de controle e procedimentos substantivos são efetuados conjuntamente. Os procedimentos PODEM ser
efetuados conjuntamente, isso a critério do auditor
E) Os testes de detalhes são aqueles que fornecem evidências nas quais o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados. (CERTA) Os testes de detalhes verificam de acordo com as classes de transações (exatidão, integralidade, corte, classificação, ocorrência, apresentação) se os saldos foram contabilizados corretamente.
Fonte: minhas anotações