SóProvas


ID
2915092
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Estrutura Básica da Contabilidade, há uma premissa subjacente para o funcionamento das entidades que se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, além de constituir dado essencial para avaliação da capacidade futura de geração de resultados. Trata-se da Premissa:

Alternativas
Comentários
  • Princípio da continuidade

    CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

    A CONTINUIDADE influência o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o seu vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.

    A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e a formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

  • CPC 00

    Premissa subjacente

    Continuidade

    4.1. As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações. [...]

    GAB. B