SóProvas


ID
2915296
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo Seitz (1996), a poda significa a retirada de galhos, ou porções de um organismo vivo, a árvore. Sendo assim, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A fossa basal é originada pelo acúmulo de casca na parte superior da base do galho, na inserção no tronco. Devido ao crescimento em diâmetro do tronco e do galho, adquire desenho de meia-lua, com as pontas voltadas para baixo.

( ) O coral é a porção inferior da base do galho, na inserção do tronco. Quando é pouco perceptível, com clara e harmônica passagem do tronco para o galho, este está em franca atividade assimilatória. Quando a crista se destaca do tronco, sendo claramente visível, o galho está em processo de rejeição, embora ainda possa ter folhas verdes e brotações novas.

( ) A crista da casca é uma depressão no tronco abaixo da base do galho. Quando presente, indica uma falta de fluxo de seiva elaborada do galho para o tronco, mesmo com folhas vivas realizando fotossíntese. O galho já não contribui mais nada para o crescimento da árvore, estando prestes a secar.

( ) Evitam-se ramos epicórmicos com podas severas na fase adulta da árvore. Nessa fase as árvores possuem boa capacidade de desenvolvimento das gemas na parte externa da copa, não desenvolvendo os ramos epicórmicos. Galhos senis ou com pouca vitalidade ao serem eliminados, normalmente, também não estimulam a brotação epicórmica.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Fossa basal: é o colar negativo, ou seja, uma depressão no tronco abaixo da base do galho. Quando presente indica uma falta de fluxo de seiva elaborada do galho para o tronco, mesmo com folhas vivas realizando fotossíntese. O galho já não contribui mais nada com o crescimento, podendo ser eliminado sem problemas.

    Colar (Acredito que houve um erro na transcrição na questão, e o certo seja COLAR): é a porção inferior do galho, na inserção no tronco. Quando é pouco perceptível, com clara e harmônica passagem do tronco para o galho, este está em franca atividade assimilatória, contribuindo para o acúmulo de biomassa. Quando o colar se destaca do tronco, sendo claramente visível, o galho está em processo de rejeição, embora ainda possa ter folhas verdes e brotações novas.

    Crista de casca: acúmulo de casca na parte superior do galho, na inserção no tronco. Devido ao crescimento em diâmetro do tronco e do galho, adquire forma de meialua, com as pontas voltadas para baixo.