SóProvas


ID
2916421
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em novembro de 2018, a rede Carrefour ganhou notoriedade ao ser compelida a se manifestar publicamente sobre o episódio de agressão a um cachorro por um segurança terceirizada da rede, na tentativa de fazê-lo não entrar na unidade, situada em Osasco, SP. O episódio, que causou comoção nas redes sociais, culminou com o desfalecimento do cão ao ser removido pelo Centro de Zoonoses, vindo a morrer depois. A imagem da rede Carrefour, segundo a revista EXAME, de dezembro de 2018, foi afetada pelo episódio, e “como se não bastasse, a reação da companhia ao episódio agravou ainda mais a crise e mostrou a falta de treinamento de sua equipe, segundo especialistas ouvidos”. No entendimento dos consultores, um primeiro posicionamento tardio e repleto de frases prontas, seguido da transferência de responsabilidades para o funcionário terceirizado e para o Centro de Zoonoses, foram desastrosos para a empresa. Diante da repercussão nas redes sociais, só no terceiro comunicado a rede acertou o tom do discurso: reconheceu a gravidade do problema, assumiu responsabilidades, e afastou o funcionário, se declarando comprometido em dar uma resposta social.

(Redação baseada na matéria da Revista EXAME, dezembro de 2018, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/em-caso-de-cachorro-carrefour-leva-licao-de-gestao-de-crises/).


Sobre os temas “Gestão contemporânea de pessoas” – no caso específico, em uma situação de crise institucional, e “treinamento e desenvolvimento de pessoas”, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O modelo de gestão autocrático é aquele em que o poder de decisão está concentrado apenas nas mãos do alto escalão da empresa, deixando os demais colaboradores totalmente dependentes de ordens superiores.

    Esse modelo de gestão antigo ainda é adotado pelos gestores mais tradicionalistas e é identificado pela visão racionalista e pouco abrangente no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas. O foco é trazer resultados utilizando a equipe como uma mão de obra substituível, desestimulando a comunicação, controlando rigidamente e preferindo utilizar críticas em vez de motivar a equipe pela valorização.

    O modelo flexível compreende a participação do colaborador como sendo essencial para a tomada de decisões e crescimento da empresa como um todo. Esse modelo valoriza o equilíbrio emocional tanto quanto as habilidades e competências da equipe.

    Práticas como a delegação de tarefas, feedbacks constantes e reconhecimento das conquistas da equipe estão presentes em empresas que adotam modelos de gestão de pessoas flexibilizados.

    Os benefícios desse modelo são notórios, principalmente quando em comparação ao primeiro modelo: o time de colaboradores é mais engajado e motivado, e a empresa goza de bons resultados e baixo nível de estresse no clima organizacional.

    Obviamente, é preciso preparação e certo “jogo de cintura” ao adotar o modelo de gestão flexível, para que as coisas não fujam completamente do controle. Para que esse modelo funcione, tanto os colaboradores quanto a gestão devem estar preparados para trabalhar sob essa estrutura.

    Os modelos de gestão de pessoas por competência fazem parte de uma gestão estratégica e foca em resultados levando em conta o perfil comportamental dos talentos que compõe a equipe, alinhando-os à cultura organizacional da empresa.

    Isto é, as habilidades e competências exigidas por cada cargo e as características individuais dos colaboradores são analisadas e combinadas, e a partir disso, é possível conseguir extrair o melhor desempenho de cada talento, certificando-se de que ele está feliz em executar as funções atribuídas a seu cargo.

    Esse modelo pode ser executado em todos os níveis da empresa e demanda pesquisa e planejamento detalhado para que possa trazer bons resultados. Para entender o perfil comportamental da equipe, é preciso realizar um procedimento cíclico contínuo de quatro fases: mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento.

    Manter a capacitação e os feedbacks constantes, além de promover  e de satisfação são algumas práticas que garantem a eficácia do modelo por competência na empresa a longo prazo

  • 4º modelo - Gestão por competências.

  • Pra quê uma questão deste tamanho, para encher linguiça....
  • questão típica pra vencer o candidato pelo cansaço