SóProvas


ID
2917306
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme o que preconiza o Código de Ética do Assistente Social, é um dever do Assistente Social:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Letra A :

    Constitui direito. Art 2 , G

    o pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

    Letra B:

    É vedado. Art 4, F

    assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente.

    Letra D:

    Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras Art. 7º Constituem direitos do/a assistente social, D

    integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, em relação às decisões, quanto às políticas institucionais.

    Letra E:

    Das Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil Art.12 Constituem direitos do/a assistente social, B

    apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.

  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Incorreta. O pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população. De acordo com o Art. 2º, inciso g, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    B – Incorreta. Assumir responsabilidade por atividade para as quais não esteja capacitado/a pessoal e tecnicamente. De acordo com o Art. 4º, inciso f, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui uma vedação do/a assistente social.

    C – Correta. Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as. De acordo com o Art. 5º, inciso c, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um dever do/a assistente social nas relações com os/as usuários/as.

    D – Incorreta. Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, em relação às decisões, quanto às políticas institucionais. De acordo com o Art. 7º, inciso d, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social nas relações com as instituições empregadoras e outras.

    E – Incorreta. Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania. De acordo com o Art. 12º, inciso b, do Código de Ética de 1993, a alternativa constitui um direito do/a assistente social nas relações com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.

    Gabarito: C