SóProvas


ID
2918623
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede sem fio padrão 802.11, várias estações podem querer transmitir quadros de dados ao mesmo tempo sobre o mesmo canal. Para evitar as colisões, são utilizados protocolos de acesso aleatório.


O protocolo de acesso aleatório utilizado nas LAN's sem fio 802.11 é o

Alternativas
Comentários
  • CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão) é um método de transmissão que possui um grau de ordenação maior que o seu antecessor (CSMA/CD) e possui também mais parâmetros restritivos, o que contribui para a redução da ocorrência de colisões numa rede.

  • Gabarito = Letra A

    . Fonte (adaptado): https://www.dltec.com.br/blog/cisco/acesso-aos-meios-em-wlans-csmaca-ccna/

    As diferenças do controle de acesso aos meios realizado em redes cabeadas e sem fio através do CSMA/CA.

    Em um meio ethernet cabeado, quando usamos HUBs, os computadores competem pelo mesmo meio físico e por isso colisões podem acontecer. Para minimizar o efeito das colisões é utilizado o protocolo CSMA/CD (Half-duplex), o qual atua de maneire reativa, ou seja, após a ocorrência de uma colisão. Portanto, as placas de rede com fio são capazes de detectar e tomar as medidas evasivas que minimizam os efeitos da colisão na rede. Para solucionar esse problema os switches permitem o uso da comunicação Full-Duplex livre de colisões, segmentando a rede.

    Em uma rede sem fios (Wireless ou WLAN) não temos cabos ou meios físicos para segmentar as redes e previnir colisões, portanto as colisões irão acontecer mesmo em tecnologias sem fio mais avançadas. Portanto, se dois clientes ou APs transmitirem ao mesmo tempo na mesma faixa de frequência irá acontecer uma colisão e na recepção o sinal não poderá ser decodificado ou reconhecido pelo destino, além disso, como quem transmite não tem a capacidade de “escutar o meio”, como é feito em uma rede cabeada, fica totalmente cego em relação se ocorreu ou não uma colisão. A solução encontrada para esse problema nas WLANs foi o CSMA/CA ou “Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance” (Acesso múltiplo com verificação de portadora com prevenção de colisão).

    CSMA/CA é um método de controle de acesso ao meio sem fio que, ao contrário do CSMA/CD, antes de transmitir efetivamente um pacote (dados), a estação transmissora avisa sobre a transmissão e em quanto tempo irá realizar a tarefa para prevenir (evitar) que uma colisão ocorra. Por isso o termo “Collision Avoidance” (prevenção de colisão) substituiu o termo “Collision Detection” (detecção de colisão) nas redes sem fio em relação às redes cabeadas, pois nas redes cabeadas existem meios de detectar uma colisão, enquanto em uma rede sem fio não é possível.

    Os dispositivos de uma rede (WLAN) devem sentir (ouvir) o meio para verificar alimentação (estímulo de RF acima de certo limite) e esperar até que o meio esteja livre antes de transmitir, ou seja, verificar a portadora. Para evitar as colisões no ambiente sem fio é utilizado um recurso chamado “solicitar para enviar” e “livre para enviar” (Request to Send – RTS / Clear to Send – CTS).

    . Tentei ser mais didático possível, se encontrarem algum erro, não hesitem e mandem mensagem/ corrijam/ reportem abuso ... algo do tipo.

    "E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis."

    . Mateus 21:22