SóProvas


ID
291880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens
subsequentes.

A República Velha fez coincidir, no seu sistema político- eleitoral, uma legislação eleitoral liberal e moderna com um sistema político tradicional, marcado por instituições como a “política do café com leite” e o “voto do cabresto”.

Alternativas
Comentários
  • Não sei como o voto de cabresto era liberal e moderna. Ai depende de pra quem isso era uma coisa boa , se para o povo ou para as elites
  • Coincidiu sim,no seu sistema político-eleitoral,uma legislação eleitoral liberal e moderna na medida em que depois de toda a existencia do império em que a população não podia se expressar e com a chegada da República isso aconteceu e para a época esse novo sistema era moderno,mas ao mesmo tempo,essa legislação conincidiu com um sistema político tradicional,pois quem mandava na política e nas eleições fraudulentas eram os coronéis com o chamado "voto de cabresto"e a política do café com leite,onde o poder ficava nas mãos dos grandes proprietários de terras de São Paulo e Minas.
  • Questão tranquila, mas é um dos assuntos mais recorrentes nas provas de História do Brasil. Para aquele que gostaria de ampliar seu conhecimento sobre eu sugiro esse material composto de questões discusivas sobre o período. todas as questões acompanhadas de gabarito e excelentes comentários.

    http://araoalves.blogspot.com.br/2012/04/republica-velha-e-era-vargas-questoes_08.html

    Bons estudos!!
  • A politica do café-com-leite foi marcada pelo Voto de Cabresto, Fraudes, Corrupção, Coronelismo, Clientelismo, Curral Eleitoral e o Voto de Bico de Pena.

  • Questão interessante, a primeira vista parece óbivio o racicícinio de que está correto, porém o trecho "uma legislação eleitoral liberal e moderna" é altamente interpretativo. Primeiro, liberal o Brasil foi durante a República Velha, tanto que seu nome oficial era Republica Federativa dos Estados Unidos do Brasil, ou seja, uma clara referencia aos EUA. Entretanto, o Brasil não apresentou (na minha opnião) nenhum avanço de modernidade e progresso em seu sistema eleitoral nesse período. Basta ver a referencia ao nome República Velha, referencia aos antigos vícios de corrupição da monarquia brasileira, além disso, a legislação eleitoral no que diz respeito a Constituição de 1891 avançou no sentido de acabar com o voto censitário (por renda), porém os avanços terminam por ai. A violencia física e psicologica eram constantes na República Velha, o voto de cabresto, o coronlismo, clientelismo, eleições manipiladas (a própria comissão verificadora das eleiçoes estava nas mãos das oligarquicas). Além disso, praças, mendigos, mulheres, analfabetos e padres não podiam votar. Resumindo esse termo "moderno" na legislação eleitoral da República Velha é muito questionável.E mesmo se considerarmos que o número de eleitores aumentou em determinadas regiões, ainda assim a questão do "moderno" continua sendo discutível.

  • CERTA

  • Legislação Eleitoral LIBERAL E MODERNA??? hãã???

  • Liberal e moderna é dito tomando como referência o que ocorria anteriormente no império, isto é, o inverso: nada liberar e nem moderno. 

  • "A constituição de 1891, misto de federalismo liberal e positivismo confirmou o voto aberto e facultativo, abrindo caminho para a arregimentação eleitoral que possibilitava o coronelismo e o voto de cabresto."

    Acho que liberal e moderna porque deixou de ser censitária, passou a ter voto aberto e facultativo, embora com restrições que mantiveram o eleitorado em percentual que não excedeu 5% durante a Primeira República. Também errei, não julguei ser possível considerar esta uma legislação eleitoral moderna, ainda que tomando o período anterior como parâmetro, haja vista que em 1870 o percentual de eleitores alcançou 10% da população.

     

  • O voto aberto, em contraposição ao voto secreto, tinha como fundo a ideologia positivista, que via na bravura e na coragem do eleitor elementos fundamentais da cidadania e da participação política. Se positivismo e liberalismo fossem sinônimos, questão certa. De qualquer forma, eu teria entrado com recurso.

  • Em verdade, a CF de 1891 não dispunha sobre o sigilo do voto. Mencionava apenas que o processo eleitoral seria regulado por meio de lei ordinária.

    Art. 47 [...]

    § 3º - O processo da eleição e da apuração será regulado por lei ordinária.

    A lei que disciplinava o processo eleitoral até o momento era a denominada Lei Saraiva, de 1881.

    Somente em 26.01.1892 foi publica a Lei 35 na qual estava previsto o voto secreto:

    Art. 43 [...]

    § 6º A eleição será por escrutinio secreto. A urna se conservará fechada á chave, emquanto durar a votação.

    Todavia, em 1896 abria-se a possibilidade do voto a descoberto, conforme previa a Lei 426

       Art. 8º Será licito a qualquer eleitor votar por voto descoberto, não podendo a Mesa recusar-se a acceital-o.

    Com o Decreto 12.391/1917 o voto aberto passou a ser proibido novamente.

    (Fonte: VISCARDE, Claudia. Direitos políticos e representação no Brasil Republicano (1891-1934).

  • NO COMEÇO EU N TAVA ENTENDENDO NADA, NO FINAL PARECIA Q EU TAVA NO COMEÇO... :(

  • Política do Café com Leite. A política do café com leite foi uma estrutura de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país. 

    NUNCA FOI LIBERAL E sim autoritária e conservadora entre a elite de SP e MG.

    DEVERIA SER ANULADA.

  • Liberal e moderna foi bronca

  • Liberal e moderno pra quem? Prefiro errar a marcar um negócio desse... Estudante do curso de História aqui. Aí que asco dessas bancas!

  • A República Velha fez coincidir, no seu sistema político- eleitoral, uma legislação eleitoral liberal e moderna (REFERENTE AS LEGISLAÇÕES PASSADAS) ...

    Ai sim a alternativa ficava coerente, todavia, a banca deixou muito aberta esse entendimento

  • Liberal e Moderno no início e no fim "voto do cabresto" e "política do café com leite".

    Quem fez essa questão devia ta cheio de drogas no momento.

  • Essa questão foi, a meu ver, mal elaborada. É fato que a legislação eleitoral evoluiu em direção a um caráter mais liberal, especialmente pela votação direta para presidente da república,, algo que não poderia ocorrer no Império em que o chefe do governo, presidente do gabinete de ministros, era apontado pelo Imperador. Entretanto,a autorização do voto aberto, que dava margem a fraudes, faz com que esse liberal e moderna fique um pouco além da realidade. Mesmo assim , não dá para brigar com a banca. Quem acertar mais questões, passa de fase e é vida que segue, companheiro.

  • LIBERAL E MODERNAA?????

  • Liberal e moderna para à época!