SóProvas


ID
291904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do
Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático
que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem.

O governo de Jânio Quadros, homem do povo, de posses modestas e com educação limitada, foi caracterizado pelo conservadorismo dos setores da direita internacionalista.

Alternativas
Comentários
  • Jânio foi o primeiro Presidente da República a tomar posse na nova capital do país, Brasília, e de lá governaria o país. Era a primeira vez, também, que um candidato apoiado pela UDN alcançava o cargo.

    Seu governo foi muito contraditório. A começar pelos seus apoios políticos, que representavam a elite do país, ou seja, aquela classe social que sempre foi alvo das críticas de Jânio. Na política internacional, dizia combater o comunismo, mas chegou a condecorar um dos líderes da Revolução Socialista Cubana, Ernesto “Che” Guevara, com a Medalha Cruzeiro do Sul, em agosto de 1961.

    Na área econômica, Jânio foi conservador, adotando à risca as medidas do FMI (Fundo Monetário Internacional). Congelou salários, restringiu créditos e desvalorizou a moeda nacional, o Cruzeiro, em 100%. Porém, nenhuma destas medidas foi suficiente para acabar com a inflação alta.

    O que ocorreu foi um descontentamento da população, iludida com os discursos inflamados do candidato e, posteriormente, decepcionada com o novo Presidente, que chegou a proibir o uso de biquínis nas praias. Os apoios políticos a Jânio também se desfizeram, inclusive da UDN e de seu maior representante, o jornalista Carlos Lacerda.

    No dia 24 de agosto de 1961, Carlos Lacerda foi à televisão denunciar um possível golpe que estaria sendo articulado pelo Presidente Jânio Quadros. No outro dia, o Brasil se surpreendeu com o pedido de renúncia de Jânio. Ele afirmava em carta ao Congresso que “forças terríveis” o haviam levado a tomar aquele gesto.

  • ERRADO.

    GOVERNO JANIO QUADROS

    Eleito com apoio da mídia e elite
    Tinha como lema "Vou varrer deste pais a corrupção"
    Governo de muita propaganda e pouca ação
    Governo comparável a Collor em vários aspectos (mídia, medidas estapafúrdias, pouca eficiência)

    Principais medidas:
    Proibição das brigas de galo !?!
    Proibição do biquíni nos desfiles !?!
    Reatamento de relações diplomáticas com os paises socialistas !?!
    Condecoração de Che Guevara com a ordem do Cruzeiro do Sul !?!
    Tentativa do controle da remessa de lucros para o exterior !?!
    Renuncia após sete meses de governo (tentativa de golpe) !?!
    A chamada POLÍTICA DE AUSTERIDADE será repleta de medidas impopulares tais como congelamento dos salários, restrição creditícia, corte de subsídios federais, desvalorização do cruzeiro gerando protestos por parte dos empresários e operários.

     Uma das famosas frases atribuidas a Jânio, ¨fi-lo porque qui-lo¨ virou até letra de musica de rock nacional.

     


  • Complementando...

    Governo de Jânio Quadros (1961)

    Jânio Quadros assume a presidência em um contexto de grave crise financeira: intensa inflação, crescimento da dívida externa e déficit na balança de pagamentos. Visando restabelecer o equilíbrio financeiro do país, Jânio realizou um reajuste cambial, restringiu os créditos, incentivou as exportações e congelou os salários. Iniciou a apuração de denúncias de corrupção administrativa e nomeou uma comissão para definir a limitação da remessa de lucros para o exterior.

    No campo externo, Jânio Quadros procurou estabelecer uma Política Externa Independente (P.E.I.) dos Estados Unidos: aproximou-se dos países socialistas ao restabelecer as relações diplomáticas com a União Soviética, enviou o vice-presidente à China e prestigiou a Revolução Cubana, ao condecorar com a Ordem do Cruzeiro do Sul um de seus líderes, Ernesto “Che” Guevara. Semelhantes atitudes preocuparam os norte-americanos e a classe dominante nacional.
    PRINCIPIOS DA POLITICA EXTERNA INDEPENDENTE
    1. Exportações brasileiras para todos os países, inclusive socialistas.
    2. Defesa do Direito Internacional, da auto-determinação e da não-intervenção nos assuntos internos de outros países (aplicados em relação a Cuba).
    3. Politica de paz, desarmamento e coexistência pacifica nas relações internacionais.
    4. Apoio à descolonização completa de todos os territórios ainda submetidos.
    5. Formulação autônoma de planos nacionais de desenvolvimento e de encaminhamento da ajuda externa.

     

  • Complementando: o ex-presidente Jânio Quadros se formou em direito pela USP e deu aulas no Colégio Dante Alighieri. Logo, não tinha educação limitada como afirma a assertiva.
  • ERRADO 

     

    Jânio Quadros haia sido professor secundário. 

     

    No mesmo mês de março de 1953, em que eclodiu a greve dos 300 mil, houve em São Paulo um acontecimento político visto na ocasião como importante, mas cujo real alcance só seria possível perceber no correr de alguns anos. Um vereador e ex-professor secundário venceu as eleições para prefeito de São Paulo, pela legenda do Partido Democrata Cristão e do minúsculo Partido Socialista Brasileiro, derrotando os candidatos dos outros partidos presumivelmente mais fortes. Jânio quadros baseou seu êxito em uma campanha populista – a do tostão contra o milhão –, associada à bandeira de luta contra a corrupção. Percebeu que este último tema teria grande rentabilidade política se deixasse de ser vinculado à elite udenista e se expressasse através de imagens eficazes. O símbolo da vassoura foi o melhor exemplo dessas imagens.

  • Em política interna, Jânio Quadros era mais conservador (ex: a proibição de biquínis nos concursos de beleza)
    Em política externa, Jânio era mais progressista (ex: PEI).

  • Janio quadro. 61

    economia conservadora

    politicas internacionais aproximadas da esquerda.

  • A PEI diz por tudo.

    GAB. ERRADO

    • Jânio foi apoiado pela UDN, partido que havia recolhido apenas derrotas nas três eleições presidenciais anteriores.
    • Foi eleito pelo pequeno PTN. Foi prefeito de São Paulo, governador do estado paulista e deputado pelo Paraná.
    • Durante a campanha presidencial, Jânio havia usado uma vassoura como símbolo de que varreria toda a podridão política que denunciava.
    • O PSD-PTB indicou o General Henrique Lott, de pouco carisma.
    • Jânio tornou-se o presidente eleito com o maior número de votos até então.
    • Eleições para presidente e para vice eram separadas.
    • Jânio e Jango (PTB) eleitos.
    • No plano econômico seguiu o receituário de ajustes do FMI - o que significava aumento no preço do trigo e do petróleo, antes subsidiados.
    • No âmbito externo, iniciava a política externa independente (PEI), rompendo um alinhamento com os EUA inaugurado pelo Barão do Rio Branco.
    • Implementação de medidas exóticas como a proibição das rinhas de galo e do biquíni.
    • Condecoração de Che Guevara, então ministro da defesa cubano, com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
    • Congresso aceita sua carta renúncia.
    • Sua saída gera mais uma crise, com a recusa dos ministros militares em aceitar o vice, João Goulart, então em missão na China Comunista.
    • Embora contornada com a solução de compromisso do parlamentarismo, essa crise é um dos antecedentes do golpe militar de 31 de março de 1964.