SóProvas


ID
2919391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de traumas térmicos e queimaduras, bem como de seus protocolos nacionais de atendimento.


O enfermeiro deve instalar sonda vesical de demora para o controle da diurese em pacientes com queimaduras em área corporal superior a 10% ou em caso de queimaduras na região genital.

Alternativas
Comentários
  •  Tratamento hospitalar:

    Indicar o uso da vacina antitetânica

    Sulfadiazina de prata a 1% como antimicrobiano tópico

    Controle de diurese por sonda vesical de demora

    Escarotomia ou fasciotomia para evitar retração cicatricial e síndrome de compartimento.

    Passar Sonda vesical de demora para controle de diurese para queimaduras acima de 20% em adultos e 10% em crianças.  

    Intagram: @praticasintensiva

  • Instale sonda vesical de demora para o controle da diurese nas queimaduras em área corporal superior a 20% em adultos e 10% em crianças.

    Disponível: Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.

  • O enfermeiro deve instalar sonda vesical de demora para o controle da diurese nas queimaduras em área corporal superior a 20% em adultos e 10% em crianças. Ou seja, não é sempre acima de 10%.

    Nos casos de acometimento peniano ou vulvar, deve-se realizar sondagem vesical precoce para manter a uretra pérvia, evitando-se retenção urinária.


    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Pública. Eventos Agudos em Situações Clínicas. Queimaduras [recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina; Organizadores: Nazaré Otília Nazário; Dilmar Francisco Leonardi e Cesar Augusto Soares Nitschke — Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.