-
Em pacientes que estejam recebendo nutrição enteral, a utilização do decúbito elevado da cabeceira do leito diminui a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica não seria. diminui a incidência de pneumonia associada a aspiração de alimentos para os os pulmoçoes.
alguem comenta?
-
Agenor, pensei a mesma coisa.
-
Sim! caberia anulacao da questao
-
MANUAL ANVISA 2017
" A colonização da orofaringe e estômago com microrganismos patogênicos parece preceder o desenvolvimento da pneumonia associada à ventilação mecânica. A utilização de bloqueadores dos receptores de histamina para prevenção de úlcera gástrica altera o pH do suco gástrico, o que facilita a colonização por microrganismos patogênicos, além da presença da sonda nasogástrica que facilita o refluxo das bactérias do estômago. Por estas razões, parece lógico que o posicionamento inadequado do paciente possa impactar no surgimento da pneumonia. Além disto, o posicionamento do paciente em decúbito elevado pode favorecer também a ventilação espontânea."
-
Agenor, eu também pensei a mesma coisa. Mas a Cespe, como sempre, pega o que não foi falado ou visto, para causar na vida dos concurseiros.
-
Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a assistência de enfermagem na prevenção e no controle de infecção hospitalar.
Em pacientes que estejam recebendo nutrição enteral, fornecida por um cateter que vai do nariz ao estômago, é recomendado o decúbito elevado da cabeceira do leito, que irá favorecer a descida do alimento e evitar regurgitação que poderá causar aspiração para a região brônquica, acarretando em pneumonia associada à ventilação mecânica. Essa estratégia é capaz de diminuir a incidência da doença.
Resposta do Professor: Certo.