SóProvas


ID
2919691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à avaliação neurológica do paciente em cuidados intensivos, julgue o item subsequente.


A presença de ar ou bolhas no sistema de monitoração não interfere na leitura da pressão intracraniana.

Alternativas
Comentários
  • RESP. ERRADO

     

    CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PIC

     

    O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através da resolução 258/2001, reconhece a implantação do PICC, como competência do enfermeiro, desde que, tenha recebido formação, através dos cursos de treinamento e capacitação.

    – INDICAÇÕES:

    Manter acesso venoso profundo por tempo prolongado; Administrar soluções hiperosmolares; Administrar soluções vesicantes e irritantes.

    – CONTRA-INDICAÇÕES:

    Administração de grandes volumes “em bolus”; Difícil acesso venoso periférico por repetidas punções anteriores; Presença de hematomas ou tromboflebite; Lesão cutânea na área peri-inserção.

    – ESCOLHA DO ACESSO:

    Veias preferenciais para a inserção Basílica, Cefálica ou Mediana cubital. Deve ser palpável, calibrosa e não sinuosa. A área de punção não pode ter hematoma, sinais de infecção ou alterações anatômicas.

    – CUIDADOS:

    Curativos
    Após a inserção utilizar curativo convencional com gaze e adesivo tipo micropore® ou similar.

    Primeira troca: deverá ser realizada sempre após 24 horas do procedimento utilizando apenas o curativo transparente. Na ocorrência de sangramento no sítio de inserção, deverá ser mantido o curativo convencional.

    Trocas subsequentes: utilizar sempre e apenas o curativo transparente que deverá ser substituído a cada sete dias, ou antes desse prazo, em caso de sujidade, umidade ou descolamento e reações alérgicas locais.

    Salinização e Heparinização
    Salinização: utilizar 10ml de solução fisiológica 0,9% antes e após o término de infusões de medicamentos. Nos casos de uso intermitente manter salinização a cada 6 horas;

    Heparinização: deve ser realizada sempre que o cateter não estiver em uso e repetida a cada 5 dias. A solução recomendada é de 9,8ml de água destilada para 0,2ml de Heparina®, devendo ser injetados 1,5ml da solução. Antes de utilizar o cateter ou na troca da solução de Heparina®, devese aspirar e desprezar a solução anterior e lavar o cateter com 10ml de solução fisiológica 0,9%.

     

    Fonte: CTCON

  • Colega Marlo, a questáo se refere a pressão intracraniana, não ao PICC cateter