SóProvas


ID
2921116
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As análises de necessidades de capacitação são um conjunto de atividades de coleta, avaliação e análise de dados que objetiva identificar as demandas de educação corporativa em organizações. Apesar de importantes, essas têm sido realizadas de modo pouco sistemático em ambientes organizacionais. Um pedagogo interessado em realizar uma análise sistemática das necessidades de capacitação deveria focalizar os seguintes níveis de análise:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Abbad et Al, os níveis de análise são os seguintes:

    Organização Total: O sistema organizacional - Análise organizacional (aspectos da missão, visão e dos objetivos estratégicos que deverão ser atendidos);

    Recursos Humanos: O sistema de treinamento - Determinar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessárias a partir do perfil das pessoas

    Operações e Tarefas: O sistema de aquisição de habilidades - Análise da Estrutura de Cargos (a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos quais são as habilidades, competências e destrezas que as pessoas deverão desenvolver).

    Fonte: meus materiais do Estratégia Concursos.

    Desistir não é uma opção quando a vitória é apenas uma questão de mais esforço! Adiante!!

  • As análises de necessidades de capacitação são um conjunto de atividades de coleta, avaliação e análise de dados que objetiva identificar as demandas de educação corporativa em organizações. Apesar de importantes, essas têm sido realizadas de modo pouco sistemático em ambientes organizacionais. Um pedagogo interessado em realizar uma análise sistemática das necessidades de capacitação deveria focalizar os seguintes níveis de análise:

    Organização, pois será importante saber quais são as estratégias e objetivos para o futuro.

    Tarefas, pois a capacitação deve analisar as necessidades de treinamento existente das necessárias.

    Pessoas, pois o insumo para essa ação é o próprio empregado e seu nível de CHA;