SóProvas


ID
2921617
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Linux, quando se está utilizando a console (monitor, teclado e mouse), ou um emulador de terminais (programa que simula uma console), existe um programa que interpreta as requisições do usuário, conhecido usualmente como “shell". A respeito desse programa, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E errada. Na verdade define três descritores de arquivos. Como explicação a seguir:

    Os arquivos no ambiente UNIX possuem forma livre, consistindo apenas de uma seqüência de caracteres. As quebras de linha (nova linha) são delimitadas por caracteres de nova linha $ \backslash$n, enquanto o final de arquivo delimitado por $ \backslash$0 ou \fbox{\sf Ctrl}+ \fbox{\sf d}, que representam EOF (End Of File). Cada arquivo pode ser lido caracter a caracter e gerado da mesma forma. Para se referir a um arquivo, o sistema usa os descritores de arquivos

    O shell define três descritores de arquivos muito importantes:

    a entrada padrão (stdin): como o nome sugere, a entrada padrão é o descritor de arquivo de onde um aplicativo lerá a entrada de dados se não for informado um outro descritor de arquivos específico. Está normalmente associada ao terminal de entrada, normalmente o teclado.

    a saída padrão (stdout): é o descritor onde será colocada a saída de qualquer aplicativo, se outro específico não for informado. Normalmente associada ao terminal de saída, o vídeo.

    saída de erro padrão (stderr): é onde são escritos os erros decorrentes do processamento. Está separada da saída padrão para que os possíveis erros ou avisos não contaminem os resultados em si. Também está associada ao terminal de saída.

    Fonte:http://pcleon.if.ufrgs.br/~leon/Livro_3_ed/node35.html