SóProvas


ID
2923216
Banca
COMPERVE
Órgão
Câmara de Currais Novos - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As características qualitativas são atributos que tornam as informações contábeis úteis para os seus usuários, viabilizando o cumprimento dos objetivos da informação contábil. As demonstrações contábeis devem apresentar informações que correspondam às necessidades do usuário e que sejam compatíveis com sua base do conhecimento. Essa característica das demonstrações contábeis é denominada

Alternativas
Comentários
  • Alguma explicação?

  • Não sou contadora, fui pela interpretação de texto mesmo (e acertei).

    Se algum contador puder nos explicar essa questão, agradeço imensamente! :)

  • Não sou contador, mas posso ajudar.

    Características Qualitativas - São FUNDAMENTAIS para a compreensão, logo, pense nas questões de Relevância, ou seja, deve ser coerente, importante, útil para os usuários, além, claro, na Representação Fidedigna, ou seja, devem ser informações fundadas, representem a real situação da empresa.

    Características Quantitativas - São DE MELHORIA para os gestores. Para as tomadas de decisões, logo, pense em tempestividade, ou seja, devem ser tidas em tempo hábil, no momento oportuno, além de compreensibilidade, ou seja, informações devem ser claras no entendimento, comparabilidade, pois deve ser possível verificar, com o histórico, se houve mesmo melhoria, e, por último, verificabilidade, que deve ser possível, sendo interpretado por pessoas diferentes, com pensamentos diferentes, chegar a um único entendimento.

    Espero que ajudo. :)

  • Complementando os comentários dos colegas...

    CARACTERISTICAS qualitativas fundamentais

    RELEVÂNCIA - informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões e ela divide em:

    Valor preditivo

    Valor confirmatório.

    REPRESENTAÇÃO FIDEDGNA - a informação alem de relevante tem que ser completa, neutra e livre de erros.

    Também temos as CARACTERISTICAS qualitativas de melhoria...

    Bizu para decorar Viajar com CVC é Top...

    Comparabilidade - as decisoes dos usuarios implicam escolhas entre alternativas, como exemplo, vender ou manter um investimento.

    Vericabilidade - ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidegnamente o fenômeno econômico que se propõe representar.

    Compreensibilidade - classifica, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão tornando compreensível.

    Tempestividade - ter a informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

    Fonte: Alfacon

    \\\\\\\BIZU é aqui do QC

  • Acredito que essa questão seja passível de anulação. Ela traz o conceito tanto da relevância quanto da compreensibilidade, segundo o CPC 00.

    "As demonstrações contábeis devem apresentar informações que correspondam às necessidades do usuário (RELEVÂNCIA) e que sejam compatíveis com sua base do conhecimento (COMPREENSIBILIDADE)."

    "CPC 00

    Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis 

    Compreensibilidade

    25. Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações com razoável diligência. (...)

    Relevância 

    26. Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores."

  • I-O PRINCÍPIO DA ENTIDADE  

    reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    II-O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE  

    pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

    III-O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE  

    refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

    IV-O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA  

    determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    -Não se reconhece uma receita em X1 que só presou em X2 

    -Tampouco uma despesa incorrida em X2, porém paga em X1 

    V-O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA  

    determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o PL 

    Estrutura Conceitual Básica CARACTERÍSTICAS DE MELHORIA (desejáveis, mas não críticas) CO-CO-TE-VE

    1) Comparabilidade – similaridade entre itens e diferença entra eles

    2) Compreensibilidade – classificar, caracterizar e apresentar informação com clareza e concisa.

    3) Tempestividade – ter a informação disponível a tempo de poder influenciá-lo nas decisões

    4) Verificabilidade – assegura a representação fidedigna, os observadores podem chegar a um consenso

  • As demonstrações contábeis devem apresentar:

    1 - informações que correspondam às necessidades do usuário (relevância)

    2 - e que sejam compatíveis com sua base do conhecimento (compreensibilidade).

    A única dificuldade possível nesta questão seria entender que o examinador quer a resposta "compreensibilidade" ao invés de "relevância" 

  • GABA d)

    Compreensibilidade - clareza e concisão

  • Classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis.

  •  "devem apresentar informações que correspondam às necessidades do usuário"

    Se isso não corresponde à característica de relevância nada mais corresponde, alternativa B também é certa e a questão deveria ser anulada por ter duas respostas certas. Mas eu esperava o que, é? De um concurso de legislativo de município pequeno no Rio Grande do Norte kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk autonomia dos munícipios é um dos cânceres do Brasil

  • Acredito que o pulo do gato se encontre na frase " e que sejam compatíveis com sua base do conhecimento." A meu ver essa frase evidencia a compreensibilidade da informação.