SóProvas


ID
2924194
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski (PPK), renunciou ao cargo nesta quarta-feira (22.03.2018) após forte pressão política do próprio partido e de ministros – e um dia antes da votação de um novo processo de impeachment no Congresso. Ministros do próprio governo e deputados do Peruanos por el Kambio, partido do presidente, vieram às redes sociais pedir a renúncia do mandatário.

(www.revistaforum.com.br. Adaptado)


A renúncia de Pedro Pablo Kuczynski está relacionada com

Alternativas
Comentários
  • Do UOL*, em São Paulo 21/03/2018 15h47

    O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, apresentou sua renúncia ao Congresso nesta quarta-feira (21), às vésperas de uma votação para seu impeachment e após alegações de compra de votos abalarem seu governo de centro-direita. Conhecido como PPK, ele liderou o país por um ano e sete meses.

     

    A crise política enfrentada por PPK teve início com a operação Lava Jato, que impulsionou investigações em diversos países da América Latina e da África, com acusações de que a empreiteira Odebrecht teria subornado governos locais para garantir contratos de obras públicas.

    Nesse contexto, PPK foi acusado de receber propina para favorecer a empreiteira quando atuava como ministro --entre 2004 e 2006. Em dezembro de 2017, o congresso peruano votou um pedido de impeachment do presidente, no entanto o processo não teve o número de votos necessário para derrubá-lo.

    FONTE: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/03/21/presidente-do-peru-ppk-renuncia-apos-escandalo-envolvendo-odebrecht.htm

    Bons estudos!

  • 35 - D