SóProvas


ID
2924416
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação ao valor do multiplicador dos meios de pagamento, é correto afirmar que seu valor aumenta quando

Alternativas
Comentários
  • Se a parcela dos meios de pagamentos que os agentes mantêm como depósitos à vista aumentar e se a proporção de reservas bancárias em relação ao depósito à vista diminuir, então o multiplicador da base monetária aumentará.

  • Gabarito: E

    A fórmula do multiplicador monetário pode ser expressa do seguinte modo:

    m = 1 / [1 - d(1 - R)]

    Onde:

    d = depósitos à vista / meios de pagamento

    R = encaixe bancos comerciais / depósitos à vista bancos comerciais

    Assim, a única alternativa que aumentaria o multiplicador é a letra E, pois ao diminuir a relação encaixes bancários/depósitos à vista nos bancos comerciais o R diminuiria. O d é multiplicado por 1 - R, logo essa multiplicação aumentaria. Como há ainda a subtração de 1 pelo valor da multiplicação isso levaria a um denominador menor. Ao se dividir 1 por um denominador menor, o multiplicador aumentaria. Para facilitar basta colocar valores na questão.

    Supondo inicialmente d = 0,5; R = 0,5:

    m = 1 / [1 - 0,5 x (1 - 0,5)] = 1,333...

    Agora diminuindo a relação encaixes bancários/depósitos à vista nos bancos comerciais (R) para 0,3:

    m = 1 / [1 - 0,5 x (1 - 0,3)] = 1,5384...

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Para se acertar essa questão é preciso utilizar conhecimentos de economia monetária, mais especificamente sobre o multiplicador monetário, tema recorrente em concursos. O multiplicador monetário ou bancário, ou ainda multiplicador dos meios de pagamento como traz o item, mostra a relação entre a oferta de moeda e a base monetária na economia. Ele revela a capacidade que os bancos comerciais têm de ampliar, via crédito, a base monetária da economia. Sua fórmula é a seguinte:

    m = 1/[1-d(1-R)]

    d = depósitos à vista/ meios de pagamento

    R = encaixe dos bancos comerciais/ depósito à vista nos bancos comerciais

    Lembrando que m = M/B sendo m = multiplicador, M = Meios de pagamento e B = Base Monetária. E R = R1 (encaixe em moeda corrente) + R2 (reservas voluntárias) + R3 (reservas compulsórias). Vamos para as alternativas:

    A) ERRADO: Note que a alternativa traz o conceito de "d" da fórmula. Ora, se o "d" diminui, o denominador todo da fórmula irá aumentar, o que acarretará uma diminuição do multiplicador;


    B) ERRADO: Note que m = M/B. Se a base monetária (B) aumenta, o denominador aumenta e, portanto, isso diminui o multiplicador (m);


    C) ERRADO: O aumento dos depósitos compulsórios afetará a variável R da fórmula, aumentando-a. Isso acarretará o aumento do denominador da fórmula, diminuindo o multiplicador.


    D) ERRADO: A alternativa se refere à política fiscal do governo, nada se relacionando ao multiplicador monetário. Alternativa desconexa.


    E) CORRETA: A Alternativa se refere à parcela R da fórmula. De fato, se R diminui, todo o denominador irá diminuir, acarretando o aumento do multiplicador como quer o enunciado.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.