-
Gabarito CERTO!
O controle contábil está interessado nos FATOS Administrativos, pois são esses que afetam o patrimônio.
-
Mas a contabilidade se interessa pelos ATOS ADMINISTRATIVOS RELEVANTES, que são aqueles que podem vir, futuramente, a interferir no patrimônio da entidade.
-
Sempre ouvi falar que os FATOS são controlados e registrados, e os ATOS são apenas controlados, mas não registrados...
Como os atos não interessam para o "controle"? Enfim, achei estranho...
-
E isso aí fodas os atos e foco nos fatos!! Kkk Parece contrariar a lógica,mas e a essência da contabilidade.
Certo
-
A QUESTÃO SE REFERE A ATOS ADMINISTRATIVOS NO GERAL. DENTRE TAIS ATOS HÁ OS RELEVANTES, OS QUAIS IMPORTAM PARA O CONTROLE DA CONTABILIDADE, POIS PODEM FUTURAMENTE TORNAR-SE FATOS CONTÁBEIS. O QUE A CONTABILIDADE NÃO FAZ É O REGISTRO, EMBORA EXIJA QUE OS MESMOS SEJAM DESCRITOS EM NOTAS EXPLICATIVAS. SENDO ASSIM, ESSA É A TÍPICA QUESTÃO QUE LASCA A NÓS SONHADORES DA APROVAÇÃO.
-
Na esteira da doutrina contábil, os acontecimentos no mundo contábil podem ser divididos em dois grandes grupos:
a)Atos contábeis ou Atos Administrativos: são acontecimentos que ocorrem na entidade e não provocam alterações do patrimônio, ou apenas irão alterar o Patrimônio no futuro, tal como admissão de empregados.
b) Fatos contábeis ou Fatos Administrativos: são os acontecimentos que provocam variações no patrimônio da entidade. Pois, os fatos contábeis são contabilizados através das contas patrimoniais (ativo, passivo, patrimônio líquido) e/ou das contas de resultado (receitas e despesas).
Resolução:
De forma geral, os atos administrativos não são contabilizados, então não há impacto patrimonial. Uma vez que não são registrado pelos controle patrimonial feito na Contabilidade. Contudo, podem ser evidenciados em documentos como notas explicativas e contas de controle interno e gestão.
Gabarito Certo
-
Na prova de Contabilidade, ato administrativo é um evento que não provoca alteração, nem qualitativa, nem quantitativa, no patrimônio, mas tem potencial para provocar alteração no patrimônio.
Por exemplo, a Eletrobrás é controladora na empresa Furnas. Supondo que Furnas irá obter um empréstimo, ao negociar
esse empréstimo, o banco, obviamente, pede que Furnas apresente uma garantia, um garantidor, um fiador, um avalista. Furnas propõe isso a Eletrobrás, que concorda.
Do ponto de vista da contabilidade da Eletrobrás, ela não assumiu dívida alguma com banco ou com Furnas, apenas se tornou avalista. Isso significa que SE Furnas não pagar o empréstimo junto ao banco, este poderá cobrar o empréstimo da Eletrobrás.
Apenas serão escriturados e registrados os fatos contábeis e os fatos administrativos que, na verdade, representam um subconjunto dos fatos contábeis.
-
CERTO
Como regra, os atos administrativos não são CONTABILIZADOS, isto é, registrado pelo controle feito na Contabilidade. Podem ser evidenciados em demonstrativos auxiliares, chamados de Notas Explicativas, ou em outros mecanismos de controle.
Porém, como não geram alterações no Patrimônio das entidades, não interessam, em um primeiro momento, à Contabilidade.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Como regra, os atos administrativos não são
CONTABILIZADOS, isto é, registrado pelo controle feito na Contabilidade. Podem ser
evidenciados em demonstrativos auxiliares, chamados de Notas Explicativas, ou em outros
mecanismos de controle.
Porém, como não geram alterações no Patrimônio das entidades, não interessam, em um primeiro
momento, à Contabilidade.
-
Os atos administrativos não são controlados na contabilidade através das contas de compensação?
-
Uma sacanagem uma questão dessa
-
Questão Polêmica...
Contabilidade não cuida apenas de Fatos Contábeis. Um exemplo claro disso são as Contas de Compensação, (contas de uso interno) que registram os Atos Contábeis. Outro exemplo, são os Atos Administrativos relevantes, que devem ser evidenciados em notas explicativas.
Não consigo ver essa questão como errada
-
Os Atos Administrativos não provocam alterações patrimoniais na entidade (qualitativas ou quantitativas), razão pela qual não são evidenciados pela contabilidade (exemplo: contratação de funcionários, realização de avais, fianças, pedido de orçamento etc).
Com isso, correta a assertiva.
-
Q135846
Ano: 2009 Banca: CESPE / CEBRASPE
A função da contabilidade é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades.
Gabarito C
-
ABSURDO!!!
Claro que interessam, afinal os fatos contábeis são resultado direitos dos atos contábeis, atitudes que a empresa toma que ocasionam mudanças qualitativas ou quantitativas no patrimonio.
Quadrix sempre querendo arrumar uma polemica, so pode estar querendo fama mesmo...
-
Wtf?? Fatos administrativos/contábeis são registrados, enquanto atos não: ok. Mas os atos são controlados em contas extra contábeis, então sofrem sim controle contábil. Oxe.
-
Questão louca,pois os atos poderão se torna fatos.
Não são registrados!
-
"Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica".
Eis a questão, dizer que atos não interessam o controle da contabilidade é muito forçado.
-
QUESTÃO ERRADA!!! nÂO DA PARA ACEITAR, WTF!!!
-
meu deus, o que aconteceu com essa banca?!?!?!?!?!?!?
-
Ato Contábil/Administrativo: não modifica o patrimônio.
Fato Contábil/Administrativo: provoca modificações no patrimônio.