-
GAB: CERTO
O plano de contas deve ser flexível, de forma a poder ser adaptado, mediante inclusão ou exclusão de contas, em virtude da ocorrência de fatos contábeis inicialmente não previstos e da dinâmica própria da atividade empresarial.
FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/planodecontascontabil.htm
-
Pode-se pensar na característica qualitativa de MELHORIA, a saber, da COMPARABILIDADE (permitir a comparação com outros anos..). No entanto, as caraceteristicas de melhorias, como o nome mesmo diz, são para melhorar o lançamento e não obrigatórias. As que são obrigatórias são as FUNDAMENTAIS = Relevância e Representação fidedigna.
-
Discordo do gabarito. Os planos de contas PODEM ser alterados, porque devem ser flexíveis. Não significa que devem obrigatoriamente ser alterados.
-
|Eu diria que os planos de contas podem ser alterados. A banca foi infeliz nessa questão, ao afirmar que devem.
-
A questão é digna de recurso. Para mim o gabarito esta errado, embora a banca considerou certo.
-
Deve ser flexível é diferente de Deve ser alterado.
Acho que deveria ser anulada essa questão.
-
O que o candidato deve levar em conta é a relevância da informação a ser agregada, a tal modo que seja necessário a devida alteração.
Imagine um fato "esquecido" ou fraudulento! a correção dele pode gerar efeitos diversos em diversas contas.
O contador não pode se dizer "ahhhh vai dar trabalho refazer, é complicado...."
Ele deve registrar ou alterar em face da relevância, tempestividade, objetividade, fidedignidade da informação.
-
Considero que a assertiva poderia ser mais bem formulada, pois não cita nenhum cenário para que possamos afirmar que as contas do plano de contas devem ser alteradas.
Não há dúvidas que, se necessário, a entidade deve alterar seu plano de contas, tornando-o mais detalhado. Por exemplo: determinada entidade pode sentir necessidade, em virtude de novas operações que pratica, de criar novas contas contábeis para abrigar os lançamentos contábeis realizados.
Mas novamente ressalto que a palavra “devem” do enunciado é muito forçada.
A banca considerou correta a assertiva.
-
DEVEM X / PODEM V
-
Como uma questão dessa não foi anulada...
-
A gente aplica o filtro de questões difíceis e muito difíceis e se depara com questões absurdas. vou abandonar essa estratégia
-
Não sei se existe esse mecanismo no Q-CONCOURSOS, mas deveria ter no filtro de questões, para as bancas, o termo EXCETO. Só assim, filtraria tudo que é de questões das demais bancas, exceto a QUADRIX, uma vez que, estudar por essa banca, é uma "DESAPRENDIZAGEM", é raciocinar ilogicamente, pensar tudo ao contrário, é dizer que 2 + 2 = 5. Enfim, quando vejo questões da Quadrix, logo tremo, logo penso 2 vezes antes de responder, pois são muito polêmicas.