-
GAB:CERTO
O Art. 9º da Resolução CFC nº. 1282/10 define que o Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
-
Sob o regime de caixa, os recebimentos e os pagamentos são reconhecidos na escrituração contábil unicamente quando se recebe ou se paga mediante dinheiro ou equivalente.
-
CPC 00
OB17. O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa derivados ocorram em períodos distintos.
GAB. C
-
Certo.
No regime de competência, o que importa é o fato gerador econômico da receita ou da despesa (retrata os efeitos das transações e de outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos), o reconhecimento no resultado independe do fluxo financeiro (entrada ou saída de dinheiro).
-
QUESTÃO CORRETA
REGIME DE COMPETÊNCIA: Associe ao FATO GERADOR.
REGIME DE CAIXA: Associe a caixa registradora (dinheiro entrando de verdade)
-
Regime de competência
27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência
Fonte: CPC 26
1.17 O regime de competência reflete os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre reivindicações e recursos econômicos da entidade que reporta nos períodos em que esses efeitos ocorrem, mesmo que os pagamentos e recebimentos à vista resultantes ocorram em período diferente. Isso é importante porque informações sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta e mudanças em seus recursos econômicos e reivindicações durante o período fornecem uma base melhor para a avaliação do desempenho passado e futuro da entidade do que informações exclusivamente sobre recebimentos e pagamentos à vista durante esse período.
Fonte: CPC 00