-
A) NADA DE VERBORRAGIA OU PROLIXIDADE EM TEXTOS OFICIAIS. É NECESSÁRIO FALAR DE FORMA CLARA E CONCISA.
-
A linguagem deve ser objetiva, sendo proibido o uso de adjetivos e detalhes desnecessários para compreensão da mensagem.
Outra característica que indica o gabarito (Letra A) é que, quando uma sigla for citada pela primeira vez, deve vir seu significado entre parênteses.
Bons estudos
-
Pelo que entendo além de só não haver palavras "complexas" na A foi a única que não trouxe a sigla sem explicação, oque ao meu ver, nas demais acertivas configura certa linguaguem técnica.
-
GABARITO: A
CLAREZA: facilidade de entendimento. Deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Um texto claro é aquele que possibilita IMEDIATA compreensão pelo leitor.
SIGLA: Se for usar, utilize na primeira ocorrência o nome e depois o significado (sigla)... exemplo: ( São Paulo – SP). Na segunda vez que a SIGLA for usada no mesmo texto, não precisa descrever...apenas usar SP.
A) CERTO
B) ERRADO, pois NAIN? Que sigla é essa? "Beneplácito" eita! "alvíssaras" é gente? "cuntatória"...é de Deus? rsrs
C) ERRADO, pois COUNI? Que sigla é essa? "empedernida" ... eita...é remédio? "CEIN" que sigla é essa? "Filáucia"...é nome? rs
D) ERRADO, pois "tergiversar" o que é isso? "vitupério" é doença? "mendacidade" deve ser bom! rs
E) ERRADO, pois CDR? Que sigla é essa? "putrefato"...é palavrão? "inócuo" esse é palavrão! rs...
-
Marquei a A pq as outras foram muito absurdas, mas na frase "foi ampliado o espaço laboral dos servidores sem causar prejuízo às atividades desenvolvidas no período do expediente" não causou prejuízo durante a construção ou o espaço fica num local q nunca vai causar prejuízo ?
-
É sempre bom enriquecer o vocabulário, kkkkkkkkkkk
-
A questão pede que identifiquemos a alternativa cuja construção esteja em conformidade com a clareza e a precisão da Redação Oficial. A alternativa (A) está inteiramente clara, precisa e correta, sendo, por isso, a resposta. Nas demais alternativas, verifica-se o uso de vocábulos que rebuscam desnecessária e desaconselhadamente a redação oficial. Vejamos alguns desses termos: na (B), "beneplácito" e "alvíssaras"; na (C), "empedernida" e "filáucia"; na (D), "vitupério", "mendaz" e "mendacidade"; na (E), "putrefato". Ressaltemos que, na (E), o termo "afim" está incorretamente grafado, já que, com o sentido de finalidade, a correta grafia é "a fim" (separados os dois termos).
Reafirmo: a resposta é a alternativa (A).
-
Se eu não sei o significado, não é claro
-
Putrefato kkkkkkkkkkkkkk
-
Questão um pouco engraçada, se for analisar o restante das questões, não a clareza. gabarito: letra A
-
GABARITO: "A".
Para a obtenção de CLAREZA, sugere-se:
a) utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;
b) usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;
c) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;
d) não utilizar regionalismos e neologismos;
e) pontuar adequadamente o texto;
f) explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela; e
g) utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico.
PRECISÃO:
O atributo da precisão complementa a clareza e caracteriza-se por:
a) articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto;
b) manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico; e
c) escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto.
(MRPR 2019)
-
GABARITO: ´´A´´.
-
putrefato kkkkkkkkkk clareza é estar claro, é todo mundo entender.
-
a) CORRETA - clareza e precisão
b) NAIN? beneplácito - expressão de consentimento; alvíssaras - exclamação de alegria por notícia ou acontecimento feliz; cuntatória - prolongamento de prazo.
c) COUNI? empedernida - desumana, endurecida; filáucia - segundo Aristóteles 3384-322 a.C.), virtude que consiste em amar a si mesmo na medida certa, sem excesso nem carência, integrando no afeto a busca ideal do Bem e do Belo; nidificar - formar ninho, aninhar.
d) tergiversar - virar as costas, usar de evasivas ou subterfúgios, procurar rodeios; vitupério - palavras, atitude ou gesto que tem o poder de ofender a dignidade ou a honra de alguém, afrontar, insultar; loquaz - que fala muito, que demonstra prazer em falar; mendaz - que mente, falso, hipócrita, mentiroso; mendacidade - qualidade ou característica do que é mentiroso ou falso.
e) CDR? prognóstico - que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo; putrefato - que apodreceu; recônditos - que se escondeu, encoberto, oculto, retirado; vicissitude - sucessão de mudanças ou de alternâncias, sequência de coisas que se sucedem; inócuo - que não causa dano moral, psicológico ou afim, improvável de causar ofensa moral.