Nesta questão, considerando o desenvolvimento infantil e o processo de alfabetização, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta o tipo de letra que favorece a discriminação visual e facilita o traçado e, portanto, deve ser adotado com as crianças da pré-escola I e II.
A) imprensa
ERRADO - A letra de imprensa pode ser tanto maiúscula quanto minúscula e, na pré-escola I e II, o recomendado é o uso de letras maiúsculas (ou caixa alta), uma vez que são mais fáceis para a criança compreender e escrever, pois seu traçado se assemelha a um desenho.
B) caixa alta
CORRETO - A partir da década de 1990, muitos acadêmicos passaram a defender o ensino do traçado da letra em caixa alta, ou maiúscula, para alunos em fase inicial de alfabetização, concepção que é a mais utilizada e aceita até hoje. As crianças identificam as letras nessa forma com maior facilidade. Nesta fase escolar, a criança está em pleno desenvolvimento e os músculos das mãos estão se formando, por isso é difícil o exercício da letra cursiva, pois exige muito esforço, dói a mão. Porém com a letra em caixa alta o traço é mais fácil, um desenho. Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das letras cursivas deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas e as de fôrma minúscula e até podem ser apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.
C) cursiva
ERRADO - O ensino do traçado da letra cursiva deve acontecer apenas depois que as crianças dominarem o princípio alfabético, ou seja, já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Isso porque a criança trabalha pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. Por isso, no momento em que a criança está descobrindo as letras e suas correspondências com fonemas, é importante que cada letra mantenha sua individualidade, o que não acontece com a escrita 'emendada' que é a cursiva; daí o uso da letra em caixa alta, cujos traços são mais fáceis para a criança grafar, na fase em que ainda está desenvolvendo suas habilidades motoras.
D) caixa baixa
ERRADO - A caixa baixa corresponde à escrita com letras minúsculas, que ainda são mais difíceis para as crianças em comparação com a caixa alta. Assim, a criança primeiro trabalha com a caixa alta para, posteriormente, trabalhar com a letra em caixa baixa.
Portanto, a letra B apresenta o tipo de letra que deve ser adotado com as crianças da pré-escola I e II e é, dessa forma, a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra B.