Esta questão tem como base a obra “Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores", organizado por Luciana Esmeralda Ostetto (2012). O trecho apresentado no enunciado faz parte do capítulo “Aprendendo a ser professor de bebês", e é de autoria de Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss. Para responder esta questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta como o planejamento para o trabalho com bebês se caracteriza, de acordo com as referidas autoras.
A) criação e apresentação de um produto final para a apreciação das famílias
ERRADO - Para as autoras, o trabalho com bebês não deve estar associado a produção, mas sim a muita experimentação, construindo vivências significativas. As autoras criticam a cobrança de resultados palpáveis do trabalho com bebês (com a apresentação de um produto), indicando que esta é uma prática reducionista.
B) experimentação em práticas reducionistas que demonstrem a produção dos bebês
ERRADO - As autoras defendem a experimentação em vivências significativas para os bebês. Para elas, o trabalho com bebês não deve estar associado a produção e a constante cobrança por resultados palpáveis consiste em uma prática reducionista.
C) construção de vivências significativas, envolvendo exploração, com todos os sentidos
CORRETO - Segundo as autoras, o trabalho com bebês não deve estar associado a produção, mas sim a muita experimentação. A prática pedagógica com bebês tem características muito particulares; para lidar com crianças dessa faixa etária é preciso construir vivências significativas, envolvendo exploração, com todos os sentidos, visto que a experimentação envolve o corpo inteiro: tocar, pegar, mexer, molhar, misturar, movimentar-se, etc.
D) elaboração de trabalho palpável e concreto que fique exposto em toda a unidade
ERRADO - As autoras criticam a necessidade permanente de vermos algo concreto do trabalho com bebês, para poder mostrar aos outros o que as crianças aprenderam. Elas pontuam, ainda, que essa cobrança de resultados palpáveis (com a apresentação de um produto) é uma prática reducionista, que valoriza os resultados como lógica estruturante.
A letra C apresenta como as autoras entendem o planejamento para o trabalho com bebês, sendo, portanto, a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra C.