Esta questão aborda a questão da observação, do registro e da documentação na educação infantil, tendo por base os estudos da autora Luciana Esmeralda Ostetto. Para aprofundamento no tema, é indicado o estudo do livro “Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores". Para responder a questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta o que é necessário para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, segundo a referida autora.
A) idealizar as crianças e suas características e estabelecer as metas que precisam ser alcançadas
ERRADO - A autora questiona o olhar voltado para as crianças que busca apenas o que “deveriam fazer", correspondendo a um modelo ideal, padrão, e que facilmente localiza a falta. Ela pontua a necessidade de perceber o que as crianças fazem e dizem nos seus gestos, estando continuamente aberto ao novo, ao que virá.
B) descrever as famílias de cada criança e realizar um check-list daquilo que precisa ser alcançado
ERRADO- O registro do cotidiano, segundo a autora, é uma prática diferencial para um trabalho qualitativo, assumido como instrumento metodológico, junto ao planejamento e a avaliação. Os objetivos a serem alcançados fazem parte do planejamento, bem como a avaliação tem a função de acompanhar o alcance dos mesmos. O registro não possui essa função e nem a de descrição das famílias das crianças. Ele é um documento reflexivo do professor, o espaço no qual ele pode marcar suas incertezas, conquistas e descobertas.
C) observar ações, reações, interações, proposições não só das crianças, mas também do próprio docente
CORRETO - De acordo com a autora, o exercício de registrar o cotidiano vivido com um grupo de crianças é uma aprendizagem e um grande desafio, principalmente porque o educador, para tanto, precisa necessariamente observar ações, reações, interações, proposições não só das crianças, mas suas também. Precisa ficar atento às dinâmicas do grupo e às implicações das relações pedagógicas, estando disposto ao encontro, a receber o que virá, com o olhar aberto, sensível, acolhedor.
D) traçar regras, propor atividades dirigidas e selecionar as crianças para as atividades
ERRADO - O registro não tem função como função o estabelecimento de regras, a proposição de atividades e nem a seleção de crianças. De acordo com a autora, ele é um instrumento de trabalho pedagógico, um documento reflexivo do professor, o espaço no qual ele pode marcar suas incertezas, conquistas e descobertas, nomeando e significando as experiências.
Dessa forma, a letra C apresenta o que é necessário para a realização do registro do cotidiano vivido com um grupo de crianças, segundo a referida autora, e é, portanto, a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra C.