Esta você faz por eliminação!
a) compartilhada entre professores, crianças, conhecimento, espaço e tempo (GABARITO)
b) pré-estabelecida pelo professor, com objetivos previamente traçados e uso definido do tempo e do espaço (ela não é pré-estabelecida pois, apesar da ação pedagógica apesar de ser intencional, deve ser planejada de forma flexível e adaptável)
c) direcionada, em que o professor exerce um papel fundamental e é o idealizador das atividades (o protagonismo é da criança e não do professor)
d) realizada pela criança, na qual esta segue ordens e cumpre o planejamento estipulado pelo professor (ela atua de forma ativa no processo educativo, incluindo planejamento)
Nesta questão, que contempla os estudos de Maria da Graça Souza Horn sobre a educação infantil, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta a concepção de protagonismo infantil da referida autora.
A) compartilhada entre professores, crianças, conhecimento, espaço e tempo
CORRETO - O protagonismo infantil é definido por Horn como uma proposta pedagógica que visa a descentração da figura do adulto na prática cotidiana, o que possibilita mais autonomia por parte das crianças. Pode-se dizer que é uma concepção de infância que apresenta a criança como um ser potente, capaz de criar formas e de se relacionar com o mundo a sua volta. Trata-se de conceber a criança como um ser histórico, que possui direitos e valores próprios e, com autonomia, participa do seu processo de ensino e aprendizagem. Com este entendimento, podemos afirmar que para a criança construir este desenvolvimento é necessário um olhar atento e comprometido com os saberes necessários à sua faixa etária. A organização do espaço para o protagonismo das crianças requer a disponibilização de materiais e objetos em um espaço adequado e qualificado, como mote para suas ações autônomas. É o fazer pedagógico que permitirá à criança agir sem o auxílio do adulto, levando em consideração suas necessidades básicas e potencialidades. Para ser protagonista, a criança precisa ser valorizada e incentivada a expressar pensamentos, sentimentos e necessidades. As rotinas, tempos e espaços da escola devem ser organizadas de forma a dar oportunidades às crianças para falar, expressar seus desejos e opiniões, para serem protagonistas de suas infâncias. O interesse das crianças também deve ser considerado no planejamento das atividades. Sendo assim, é preciso garantir as crianças espaço/tempo para as brincadeiras, tanto para o brincar livre, quanto as brincadeiras direcionadas. Para que assim, as crianças sejam atores sociais, sujeitos ativos e de direitos que podem e devem participar nas decisões que fazem parte de sua vida desde a infância. Neste sentido, a Educação Infantil é um espaço das crianças e não somente paras as crianças, ou seja, um ambiente, onde o protagonismo infantil seja praticado em plenitude, propiciando a elas a oportunidade de realizar o seu direito a brincadeira, imaginação, ação, construção, significação, ressignificação, enfim, espaço para produção das culturas infantis.
B) pré-estabelecida pelo professor, com objetivos previamente traçados e uso definido do tempo e do espaço
ERRADO - De acordo com a autora, o protagonismo infantil é uma proposta pedagógica que visa a descentração da figura do adulto na prática cotidiana, dando mais autonomia para as crianças. Nesse sentindo, o planejamento, bem como o uso do tempo e do espaço devem considerar os interesses das crianças. É preciso garantir para as crianças espaço/tempo para as brincadeiras, tanto para o brincar livre, quanto as brincadeiras direcionadas, bem como para sua imaginação e livre expressão.
C) direcionada, em que o professor exerce um papel fundamental e é o idealizador das atividades
ERRADO - Para autora, o protagonismo infantil visa a descentração da figura do adulto na prática cotidiana, possibilitando mais autonomia por parte das crianças. Trata-se de conceber a criança como um ser potente (capaz de criar formas e de se relacionar com o mundo a sua volta), que possui direitos e valores próprios e, com autonomia, participa do seu processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, ao idealizar as atividades, o professor deve levar em consideração os interesses das crianças.
D) realizada pela criança, na qual esta segue ordens e cumpre o planejamento estipulado pelo professor
ERRADO - O protagonismo infantil é uma proposta pedagógica que visa dar mais autonomia, tirando do centro a figura do adulto na prática cotidiana. Nesse contexto, a criança não apenas segue ordens e cumpre o planejamento estipulado pelo professor, mas participa efetivamente do seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, o protagonismo infantil objetiva significar a criança como ser social, possibilitando a ela condições de pensar e agir com autonomia e liberdade, sendo protagonista de sua infância.
Portanto, a letra A é a alternativa que apresenta corretamente o conceito de protagonismo infantil, segundo Horn.
Gabarito do Professor: Letra A.