SóProvas


ID
2930707
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação às energias de ordem química, das substâncias que são capazes de causar danos à vida e à saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gb b???? - São os ácidos e bases. É aquilo que queima. Para produzir calor, haverá uma reação química (reação exotérmica).

    Ácidos – Desidratam o tecido (LESÃO DURA E SECA, DAS CORES ABAIXO)

    ·        Ácido Sulfúrico (chamado também de vitríolo)

    o  Crime de vitriolagem = jogar ácido sulfúrico em alguém com a finalidade de deformar (art. 129, §2º, IV, do CP). DEIXA A LESÃO NEGRA

    o  Obs. - Se a prova disser o gênero ácido, pode marcar como crime de vitriolagem. Mas, se especificar o ácido, só é crime de vitriolagem se ácido sulfúrico.

    ·        Ácido Nítrico - DEIXA A LESÃO AMARELA! Embora também se enquadre no artigo da lesão de deformidade permanente, não pode ser chamado de vitriolagem.

    ·        Ácido Clorídrico (o ácido muriático) - DEIXA A LESÃO AVERMELHADA! Embora também se enquadre no artigo da lesão de deformidade permanente, não pode ser chamado de vitriolagem.

    Bases – Liquefazem/derretem o tecido (LESÃO MOLE E ÚMIDA, BRANCAS!)

    ·        Soda Cáustica

    ·        Potassa Cáustica

    ·        Outras, como fenol, ácido fluorídrico, etc. 

    eu tenho impressão que a letra C tbm está correta

  • RCM Santos

    A letra C está errado, pq o que torna a ferida úmida é o efeito liquefaciente, já o coagulante torna a ferida seca.

  • RCM Santos

    A letra C está errado, pq o que torna a ferida úmida é o efeito liquefaciente, já o coagulante torna a ferida úmida.

  • GABARITO B

    "Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar efeitos coagulantes ou liquefacientes.

    As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco.

    As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia."

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França, 2013.

    bons estudos

  • Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Tem efeitos, coagulantes e liquefacientes. As de efeitos coagulantes são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas, e de tonalidade diversa, como o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco. As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como exemplo, a soda, potassa e amônia. Os ácidos produzem escaras secas de cor variável, as do ácido sulfúrico são esbranquiçadas, as do ácido nítrico são amareladas, as do ácido clorídrico são cinzas- escuras, e etc...

    Essas lesões tornaram-se conhecidas por vitriolagem, visto que antigamente se usava o óleo de vitríolo (ácido sulfúrico) em tais intentos criminosos.

    Fonte: Medicina legal, Genival Veloso; 10ª Edição; 2015.

  • "É causada pelos cáusticos, que incluem tanto as substâncias ácidas como as básicas. Agem coagulando ou liquefazendo os tecidos. Os ácidos têm efeito coagulante, produzem escaras (feridas) secas e com cores diferentes, dependendo das suas características. Já a soda cáustica, que é básica, tem efeito liquefaciente e causas escaras úmidas, amolecidas e translúcidas (transparentes)". 

     

    Neusa Bittar. 

  • A) Os cáusticos podem produzir efeitos coagulantes ou liquefaciantes:

    coagulante = desidrataçãodos tecidos, escaras secas e endurecidas, produzidas por ácidos e sais (sulfúrico, nitrato de prata)

    liquefaciantes = não desidrata os tecidos, escaras de aspecto mole transparente e úmido/ aspecto untuoso, produzidas por bases cáusticas (soda, potassa e amônia.

  • GABARITO B

    Do cáustico:

    1.      Cáusticos – substancias que, de acordo com sua natureza química, causam lesões nos tecidos, mais ou menos graves (liberam grande quantidade de calor e produzem lesões equivalentes a queimaduras). Podem ser:

    a.      Coagulantes (ácidos fortes) – desidratam os tecidos, formam escaras duras, secas e de cores diferentes, a depender da substancia do ácido:

                                                                 i.     Sulfúrico (óleo de vitríolo/vitriolagem) – escaras esbranquiçadas;

                                                                ii.     Clorídrico (ácido muriático) – escaras avermelhadas;

                                                              iii.     Nítrico (agua regia) – escaras amareladas.

    As lesões provocadas pelo ácido caracterizam crime de lesão corporal gravíssima, pela deformidade permanente (art. 129, 2º, IV, do CP). 

    b.     Liquefacientes – hidratam os tecidos, formam escaras úmidas, moles e brancas. São substancias alcalinas, básicas, como:

                                                                 i.     Soda caustica;

                                                                ii.     Amônia.  

    2.      Quando há explosão de vasilhame contendo líquido cáustico, se esse líquido atingir uma pessoa, provavelmente provocará lesões circulares de tamanhos diferentes, mais ou menos concentradas.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • A - Os cáusticos, quando provocam escaras endurecidas, é devido ao seu efeito liquefaciente. ERRADA

    Efeitos Liquefacientes - formam escaras úmidas, moles e translúcidas, pois não desidratam os tecidos.

    B - Os ácidos produzem escaras secas e de cor variada. CORRETA

    C - O efeito coagulante dos cáusticos produz escaras úmidas. ERRADA

    Efeitos coagulantes - agem desidratando os tecidos, perde água, formando uma escara seca e endurecida.

    D - O critério médico-legal é o menos importante dentre os critérios de exclusão ou identificação dos envenenamentos. ERRADA

    Importância na perícia:

    1.   Distinguir as escaras produzidas em vida (há reação inflamatória) e post mortem;

    2.   Identificar a substância utilizada através de reações químicas pelo aspecto da escara (predominantemente pela cor).

    3.   Natureza jurídica – normalmente é acidental, mas pode ser dolosa com a intenção específica de causar deformidade permanente na vítima.

    Fonte: Anotações de aulas do Roberto Blanco

  • A) INCORRETA. Segundo Genival, “Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes. (...)As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia."FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 316

    B) CORRETA. Segundo Genival, “A diferença entre as escaras produzidas em vida ou depois da morte nem sempre é fácil, pois alguns ácidos, por exemplo, atuam com a mesma intensidade e características no vivo ou no cadáver, e sua diferença é tanto mais difícil quanto mais precocemente o morto foi atingido. E a identidade da substância é feita pelo aspecto das lesões e por reações químicas. Os ácidos produzem escaras secas e de cor variável." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 316

    C) INCORRETA. Segundo Genival, “Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar em efeitos coagulantes ou liquefacientes. As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 316

    D) INCORRETA. Segundo Genival, “Critério médico-legal. Este é o mais importante entre os critérios, uma vez que é a síntese de todos os outros e um raciocínio lógico, tomando como subsídios de sua dedução dos demais dados disponíveis e a ausência de outras lesões que possam justificar o envenenamento."FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 321

    E) INCORRETO. Segundo Genival, “No entanto, sob o ponto de vista pericial é necessário que se chame a atenção para o fato da existência de envenenamento sem a identificação do veneno e de casos de identificação do veneno sem que se evidenciem manifestações de envenenamento. No primeiro caso, porque há situações em que o veneno agiu, mas não pôde ser percebido por suas doses infinitesimais, por modificação de sua composição em face da oxidação ou redução, por ter sido totalmente eliminado pela desintegração da substância devido aos fenômenos putrefativos, por sua rápida volatização, ou, finalmente, por escapar à pesquisa em virtude da precariedade dos métodos vigentes ou dos padrões comparativos. No segundo caso, pode ocorrer que alguém, por exemplo, venha a ingerir uma dose não mortal de veneno, apelando depois para outra forma de suicídio, ou naqueles episódios em que a ação do veneno, mesmo em dose mortal, não chegou a ser a causa da morte."FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 320


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
  • Letra E)

    a) Não usar formol para conservação do material, a não ser quando for para uso anatomopatológico.

    Livro de Genival Veloso(2015)

  • Gab B

    Cáusticos coagulantes e Cáusticos liquefaciantes: 

    ▪ Coagulante: substância que desidrata os tecidos. Fazem com que a pele em decorrência do contato perca água.Quando estamos diante de lesões que causam perda de água na pele temos consequentemente uma lesão dura. Lesões causadas por substâncias coagulantes causam escaras (crostas, cascas) secas e endurecidas.

     ▪ Liquefaciantes: as substâncias liquefacientes não desidratam os tecidos, eles mantem a água na pele, e consequentemente as lesões se apresentarão em forma de escaras moles, úmidas e untuosas (seboso e gorduroso). 

  • CAUSTICOS (GÊNERO) = ÁCIDOS (efeito coagulante, escara seca e colorida) + BASES (efeito liquefaciente, úmida e mole).

  • ENERGIAS DE ORDEM QUÍMICA - (ao entrar em contato com os tecidos vivos são capazes de produzir lesões, dividem-se em cáusticos e venenos)

    1 - Cáusticos (a ação é externa - basta o contato - geram lesões tegumentares, que recebem o nome de Vitriolagem)

    Agentes cáusticos dividem-se em : a) ácidos; b) bases cáusticas

    a) Ácidos: o efeito é por coagulação; Causam forte desidratação dos tecidos; Causa uma “crosta”; Escaras endurecidas.

    Ex.: nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco, ácidos de forma geral;

    b) Bases cáusticas: o efeito é liquefaciente; Deixa mole e úmido; Apresenta dano progressivo nos tecidos (profundo). 

    Ex.: Sodas; Potassa; Amônia.

  • GABARITO B

    O efeito coagulante é a ação de desidratar a célula, retirando sua água, deixando a área ressecada.

    ÁCIDOS --> AGEM DESIDRATANDO A PELE

    BASES --> AGEM LIQUEFAZENDO A PELE.

    ABS

  • Complementando o comentário da colega Débora,

    chama-se vitriolagem a ação criminosa de jogar cáustico na vítima. Foi inicialmente descrita para ácido sulfúrico, também chamado óleo de vitríolo, usado por vidraceiros.

    (fonte: Neusa Bittar, Medicina Legal e noções de criminalística)

  • ENERGIAS DE ORDEM QUÍMICA

    Entrando em contato com o meio interno ou externo do organismo causam lesões ou até morte.

    CÁUSTICOS

    Provocam a necrose química. Podem resultar em efeitos COAGULANTES (desidratam os tecidos) OU LIQUEFACIENTES (escaras úmidas e moles). Dividem-se em:

    1)     Ácidos: o efeito é por coagulação; forte desidratação dos tecidos; uma “crosta”; escaras secas, endurecidas e de cor variada. Ex.: nitrato de prata, acetato de cobre, cloridrato de zinco, ácidos de forma geral;

    2)     Bases cáusticas: efeito é liquefaciente; escaras úmidas, moles e translúcidas; dano progressivo nos tecidos (profundo). Ex.: Soda cáustica; Potassa; Amônia. USO BASE LÍQUIDA

    OBS: quando um indivíduo bebe uma solução cáustica, costuma haver queimaduras da pele ao redor da boca, das narinas, e lesões de escorrimento que obedecem à ação da lei da gravidade. Se a pessoa estiver de pé ou sentada quando ingerir, lesões por escorrimento podem ser encontradas no queixo, ao longo do pescoço e tórax. Se deitada, essas lesões se dirigem 

  • Vou deixar aqui uma sequência lógica que me ajudou a memorizar, talvez auxilie alguém :)

    Cáusticos - corroem os tecidos, podem ser:

    Coagulantes - "transformar em sólido" - desidrata a pele - lesão seca e endurecida - ácidos

    Liquefaciantes - "transformar em líquido" - não provoca desidratação - lesão úmida e mole - bases causticas

  • Cáusticos: Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar efeitos coagulantes (escaras endurecidas) ou liquefacientes. (escaras úmidas). A identidade da substância é feita pelo aspecto das lesões e por reações químicas. Em geral, a natureza desse tipo de lesão é acidental ou criminosa e, muito raramente voluntária. Quando criminosa, a sede mais constante das lesões é a face e as regiões do pescoço e do tórax, pela evidente intenção do agressor em enfeiar a vítima. Essas formas de lesões são conhecidas como vitriolagem.

    AÇÃO CÁUSTICA

    Cáusticos, ou corrosivos, são substancias que modificam os tecidos com que são postos em contato de modo a provocarem uma NECROSE QUÍMICA, que pode ser:

    ·        COAGULATIVA E SECA OU

    ·        ÚMIDA E LIQUEFASCIENTE.

     

    SUBTÂNCIAS COAGULATIVAS

     

    Entre as substancias COAGULANTES podemos incluir:

    ·        ÁCIDOS FORTES

    ·        SAIS

    ·        SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS.

     

    SÃO ÁCIDOS FORTES:

    ·        Acido clorídrico

    ·        Ácido sulfúrico

    ·        Ácido nítrico

    ·        Ácido fluorídrico

    ·        Ácido acético glacial

     

    SÃO SAIS COAGULANTES

    ·        Nitrato de prata

    ·        Cloreto de zinco

    ·        Cloreto mercúrio

     

    SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS COAGULANTES:

    ·        Fenol

     

    SUBSTÂNCIAS LIQUEFACIENTES

     

    As SUBSTANCIAS LIQUEFASCIENTES são as BASES FORTES:

    ·        Soda cáustica

    ·        Potassa

    ·        Amônia

  • LESÕES POR ÁCIDOS

     

    Os ÁCIDOS FORTES são ávidos por água. Ao entrarem em contato com os tecidos, promovem rápida desidratação local e inativação de suas enzimas pela modificação intensa do pH. Assim, as lesões são:

    ·        Secas

    ·        De contorno preciso

    ·        Consistência dura

     

    A cor tende a ser:

    ·        Amarela com o ÁCIDO NÍTRICO

    ·        Parda com o ÁCIDO SULFÚRICO

    ·        Negra com o ÁCIDO CLORÍDRICO

     

    Mas todos transformam a hemoglobina presente nos tecidos em hematina, um composto de cor parda.

    Havendo muito sangue no local atingido, ou contato prolongado, todos tendem a produzir lesões escuras muito bem demarcadas com relação à pele indene.

    O ÁCIDO NÍTRICO e o ÁCIDO SULFÚRICO são muito CORROSIVOS, destruindo os tecidos intensamente.

     

    PROFUNDIDADE DAS LESÕES

    Dependendo da concentração da solução e do tempo de contato com os tecidos, a profundidade das lesões varia. Com o passar das horas, vai-se formando uma HIPEREMIA ao redor das lesões, fruto da reação inflamatória inicial.

     

  • Efeito Oxidante:

    → ácido nítrico: escaras amarelas

    → ácido clorídrico: escaras roxas

    → ácido fênico: escaras brancas

    → ácido crômico: escaras marrons

    GABARITO: B

  • GABARITO B

    ENERGIAS DE ORDEM QUÍMICA - (ao entrar em contato com os tecidos vivos são capazes de produzir lesões, dividem-se em cáusticos e venenos)

    "Os cáusticos são substâncias que, de acordo com sua natureza química, provocam lesões tegumentares mais ou menos graves. Essas substâncias podem resultar efeitos coagulantes ou liquefacientes.

    As de efeito coagulante são aquelas que desidratam os tecidos e lhes causam escaras endurecidas e de tonalidade diversa, como, por exemplo, o nitrato de prata, o acetato de cobre e o cloridrato de zinco.

    As de efeito liquefaciente produzem escaras úmidas, translúcidas, moles e têm como modelo a soda, a potassa e a amônia."

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França, 2013.

  • A) Os cáusticos, quando provocam escaras endurecidas, é devido ao seu efeito liquefaciente.

    Os cáusticos que provocam escaras endurecidas são os ácidos, que tem efeito coagulante.

    B) Os ácidos produzem escaras secas e de cor variada.

    C) O efeito coagulante dos cáusticos produz escaras úmidas.

    O efeito coagulante produz escaras secas e endurecidas.

    D) O critério médico-legal é o menos importante dentre os critérios de exclusão ou identificação dos envenenamentos.

    Como dizem por aqui, "toderrada"

    E) Para conservação do material coletado para pesquisa em necropsia de envenenados, sempre é necessário usar formol para conservação do material.

    Não é indicado conservar em formol materiais de necropsia de envenenados

  • Comentário para fins de revisão:

    a)ERRADO, Os cáusticos, quando provocam escaras endurecidas, é devido ao seu efeito liquefaciente.

    R: Cáusticos têm efeito liquefaciente, estes provocam escaras moles "líquidas".

    b)CORRETO, Os ácidos produzem escaras secas e de cor variada.

    R: Ácidos têm efeito coagulante, estes provocam escaras duras e, geralmente, enegrecidas. Porém, vários são os tipos de ácidos - sulfídrico, sulfúrico... Em decorrência do efeito característico de cada um, as cores podem variar.

    c)ERRADO, O efeito coagulante dos cáusticos produz escaras úmidas.

    R: Vide resposta acima.. Efeitos coagulantes estão associados aos ácidos!

    d)ERRADO,  critério médico-legal é o menos importante dentre os critérios de exclusão ou identificação dos envenenamentos.

    R: É por meio da toxicologia, um dos campos da medicina-legal, que a causa mortis pode ser atestada da melhor maneira possível.

    e)ERRADO, Para conservação do material coletado para pesquisa em necropsia de envenenados, sempre é necessário usar formol para conservação do material.

    R: O formol pode causar prejuízo à composição das substâncias químicas.

  • Os ácidos fortes, proruzem lesões secas, de contorno preciso e duras, com cores amareladas (ácido nitrico), pardas (sulfúrico) e negras (clorídrico).