SóProvas


ID
2930755
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para realizar a estimativa de idade de uma ossada de um subadulto, qual, dentre os seguintes métodos, deveria ser o escolhido por fornecer resultados mais acurados?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E - (correta) - União das epífises - estimativa de idade para ossadas de humanos não adultos utilizando a largura das epífises do úmero, da tíbia e do fêmur, fornecendo resultado mais preciso nesta área.

  • epífise é a parte de um  longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de .

    Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e  (lateral) do osso.

    Durante a  e a , a cartilagem epifisária promove o crescimento, mas, quando o indivíduo atinge a idade adulta, a cartilagem é substituída por osso compacto, interrompendo-se o crescimento.

    Ainda na infância, a cartilagem epifisária constitui-se em ponto frágil do osso, podendo ser, frequentemente, sede de fraturas.

    A estrutura responsável pelo crescimento ósseo longitudinal é a Placa Epifisária que está localizada na Metáfise.

  • A) INCORRETO. Segundo Genival, “A identificação pela arcada dentária é algo relevante, principalmente em se tratando de carbonizados ou esqueletizados. Para tanto, é preciso dispor de uma ficha dentária anterior fornecida pelo dentista da vítima. Essa ficha é a peça mais importante para a identificação de desconhecidos ou vítimas de catástrofes de qualquer espécie. Seria muito interessante que ela fosse adotada em caráter obrigatório.". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 176

    B) INCORRETO. Segundo Wilson, “As suturas do crânio também possuem grande importância: cada idade revela particularidades quanto ao fechamento das suturas cranianas, o que auxilia no processo de identificação." Wilson Luiz Palermo Ferreira. Medicina Legal. 2º Edição, 2017, pgs: 74

    C) INCORRETA. Segundo Genival, é usado sim a Sínfise púbica, mas para estimativa de um adulto. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 199

    D) INCORRETA. Segundo Genival, a estimativa de idade de um adulto é a partir do Auricular do Ilíaco, logo estaria incorreta. - FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 199

    E) CORRETA. Segundo Genival, “Radiografia dos ossos. O surgir dos pontos de ossificação e a soldadura das epífises a diáfises são referências da maior significação a respeito da determinação da idade óssea.". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 153


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • PODE-SE DIAGNOSTICAR A IDADE DO NASCIMENTO ATÉ A

    PUBERDA :

    Pelo grau de metamorfose dos centros de ossificação ;

    Pela formação e erupção dentária ;

    Pela progressão do fechamento metafisário;

    Pelo comprimento dos ossos longos .

    A PARTIR DA PUBERDADE:

    Analise da bacia pelas alterações da sínfise pubiana

    Superfície auricular da articulação sacroilíaca

    Extremidades das costelas

    Fechamento das suturas cranianas

    RINCIPAIS CRITÉRIOS PARA DETE RMINAÇÃO DA IDADE EM

    SUBADULTOS

    Desenvolvimento dentário

    Comprimento dos ossos longos

    União das epífises

  • Uai, ossada de um subadulto. Por qual motivo a letra A está errada?

  • A questão Q976920 da mesma banca considerou errado tal procedimento em um subadulto de 8 anos. Fica difícil AOCP entender vocês!
  • Letra A está errada porque antes de 18a se usa o método progressivo e não regressivo
  • Subadulto:

    Sexo: exame genêtico;

    Idade: união das epifíses;

    Dental: método da mineralização dental.

  • epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada de cartilagem.

  • A) ERRADA, método recomendado para determinação de idade em adultos, enquanto o método recomendado para jovens é o método dental progressivo.

    B) ERRADA, método recomendado para determinação de idade em adultos.

    C) ERRADA, método recomendado para determinação de idade em adultos.

    D) ERRADA, método recomendado para determinação de idade em adultos.

    E) CORRETA, método recomendado para determinação de idade em subadultos (jovens).

    Outros elementos ideais para estimativa da idade em indivíduos jovens são desenvolvimento dentário e comprimento dos ossos longos.