-
A epífise é a parte de um osso longo que se desenvolve por um centro de ossificação diferente do corpo do osso, e que dele é separado por uma camada decartilagem. Durante o desenvolvimento, é a cartilagem epifisária a responsável pelo crescimento longitudinal e diametral (lateral) do osso.
-
A radiografia dos ossos permite estimar a idade pela ossificação das cartilagens de crescimento, sendo a radiografia do punho a mais usada.
Os ossos das crianças e adolescentes apresentam uma região constituída por cartilagem que permite o crescimento.
A partir do momento em que essa região vai se transformando em osso, o crescimento cessa.
A radiografia de punho é preferida porque permite visualizar vários ossos e analisar a ossificação de suas cartilagens, das quais já se conhece o ritmo de fechamento e sua relação com a provável idade, estando esses dados em tabela que servirá para comparação de achados. MEDICINA LEGAL E NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA - NEUSA BITTAR , pág 98.
-
A junção da epífises aparece mais precocemente no tornozelo e quadril, seguida pelo joelho e cotovelo e, finalmente, pelo ombro e punho. (Medicina Legal, Texto e Atlas - Hygino de C. Hercules, 2ª Edição, páginas 72 e 73).
Segundo a tabela de Ubelaker, em relação à idade do início da união em diversos ossos, O fechamento da cartilagem da epífise medial da clavícula se dá entre os 18 e 22 anos em homens, sendo a última cartilagem a se fechar pela tabela de Ubelaker.
-
faz por eliminação, uma é oposição da outra. usando RLM da pra fazer, uma condição não existe com a outra.
-
Gab - E
-
Faz-se a soldadura das epífises 2 anos mais cedo nas mulheres. No rádio, para o sexo feminino, é entre 18 e 19 anos. No masculino, entre 20 e 21 anos. A ulna da mulher, entre 17 e 18 anos, e, no homem, entre 19 e 20. (Genival Veloso de França)
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.
A) ERRADO. Se estiver fechada, o indivíduo tem mais de 23 anos de idade.
B) ERRADO. Se estiver aberta, o indivíduo tem menos de 23-25 anos de idade.
C) ERRADO. Se estiver fechada, a investigação pende para adultos.
D) ERRADO. Se estiver fechada, a investigação pende para adultos.
E) CERTO. No ser humano, a última cartilagem de crescimento a completar o seu processo de ossificação localiza-se na extremidade medial da clavícula. O seu núcleo de ossificação persiste até os 23-25 anos, altura em que a epífise medial se funde com a diáfise. (Fonte: Electronic Document Format(ABNT) PIMENTA, Rui et al . Fratura-descolamento epifisario medial da articulação esternoclavicular com desvio posterior em atleta de judo - equivalente de luxação esternoclavicular posterior. Rev. bras. ortop., São Paulo , v. 48, n. 2, p. 196-199, Apr. 2013)
Gabarito do professor: Letra E.
-
EPÍFISE: parte de osso longo originária de um centro de ossificação distinto, inicialmente separada por uma camada de cartilagem, posteriormente reunida ao osso.
CLAVÍCULA:
> primeiro osso longo a ossificar (inicia durante a 5 a e 6 ª semanas embrionárias);
> Depois, as extremidades da clavícula atravessam uma fase cartilagínea que formam zonas de crescimento semelhante àquelas de ossos longos;
> Um centro de ossificação secundário surge na extremidade esternal (uma das pontas da clavícula) e forma uma epífise, cuja fusão ao corpo começa entre 18 e 25 anos de idade e termina entre 25 e 31 anos de idade. Esta é a última das epífises dos ossos longos a se fundir.
-
Letra A também está tecnicamente correta.
-
A união das epífises começa de baixo para cima. Do tornozelo até o crânio.
-
Clavícula ( Resumo)
- Osso que se encontrado em uma ossada indica se tratar de restos mortais humanos, porque nenhum mamífero tem a clavícula semelhante e característica da humana
- característica mista de ossificação, sendo: conjuntiva em sua porção lateral e ossificação cartilaginosa epifisária em sua porção medial
- primeiro osso a apresentar nucleo de ossificação no corpo humano presente em seu ponto médio( 5 semanas de vida intrauterina)
- Aparecimento de núcleo de ossificação epifisário aos 20 anos de idade
- ultimo osso a se fundir no ser humano por volta de 23-25 anos de idade (ossificação presente indica individuo maior ou igual a 23 -25 anos)
- Caso a cartilagem epifisaria esteja ausente na ossada indicando que ela se perdeu com a putrefação ( podemos inferir que se trata de individuo menor de 20 anos)