SóProvas


ID
2930902
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo as normas e a doutrina contábil, a conta de ajustes de avaliação patrimonial poderá apresentar saldo de natureza

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A!

     

     

    O ajuste da avaliação patrimonial – AAP é uma correção do valor apresentado no balanço patrimonial, por um ativo ou passivo, em relação ao seu valor justo.

     

    Essa correção busca expressar a realidade da composição patrimonial líquida de uma empresa; e como é um ajuste, o saldo da conta pode ser para positivo (credor) ou negativo (devedor).

     

    Foi a Lei n. 11.638/2007 que incluiu como subgrupo do patrimônio líquido a conta ajuste da avaliação patrimonial. A referida lei destaca:

     

    “serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo.”

  • Segundo o § 3° do art. 182 da Lei n° 6.404/76 serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3° do art. 177 desta Lei.

    Isso significa que esta conta, classificada no Patrimônio Líquido, pode apresentar saldo credor (positivo), saldo devedor (negativo) ou nulo, a depender dos ajustes realizados no período.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • GABA a)

    Lei 6.404 - Art. 178

    III – patrimônio líquido, dividido em:

    capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

  • A conta de ajustes de avaliação patrimonial busca expressar a realidade da composição patrimonial líquida de uma entidade, e como é um ajuste, o saldo da conta pode ser de natureza CREDORA, DEVEDORA ou ainda NULO.

  • Gabarito: A.

    Essa variação, podendo ser devedora ou credora, faz com que a conta tenha natureza híbrida. Vi poucas questões utilizando o termo, mas fica a contribuição.

    Bons estudos!

  • Gabarito Letra A.

    O ajuste da avaliação patrimonial (AAP) é uma correção do valor apresentado no balanço patrimonial, por um ativo ou passivo, em relação ao seu valor justo. Essa correção busca expressar a realidade da composição patrimonial líquida de uma empresa; e como é um ajuste, o saldo da conta pode ser positivo (credor) ou negativo (devedor).

    Bons estudos!✌

  • Gabarito: A

    • PL : PRACAAR

    1. Prejuízos acumulados
    2. Reserva de lucros
    3. Ações em tesouraria ( retificadora)
    4. Capital social
    5. Ajustes de avalição patrimonial (natureza híbrida)
    6. Reserva de capital

    Art. 183, § 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo.

  • Lei n. 11.638/2007 “serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo.”

    O ajuste da avaliação patrimonial – AAP é uma correção do valor apresentado no balanço patrimonial, por um ativo ou passivo, em relação ao seu valor justo. 

    Essa correção busca expressar a realidade da composição patrimonial líquida de uma empresa; e como é um ajuste, o saldo da conta pode ser para positivo (credor) ou negativo (devedor).

  • Lei 6404 - Balanço Patrimonial

    Grupo de Contas

    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

    § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    I – ativo circulante; e   

    II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.    

    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante;                   

    II – passivo não circulante; e                        

    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.                 

    § 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

  • Essa correção busca expressar a realidade da composição patrimonial líquida de uma empresa; e como é um ajuste, o saldo da conta pode ser para positivo (credor) ou negativo (devedor).

  • PCPA. Lá vamos nós.

  • É a famosa conta INSTÁVEL.

    Pode apresentar saldo Credor ou Devedor, assim como nulo.

  • Trata-se da composição do Patrimônio Líquido (PL).

    Conforme a Lei 6.404/76, "o Patrimônio Líquido é dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados".

    Ajustes de Avaliação Patrimonial compreende as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos pela lei 6.404/76 ou em normas expedidas pela comissão de valores mobiliários, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência.

    Tal conta pode possuir saldo credor ou devedor, pois se refere a uma conta híbrida.

    ⟹ Resolução: a conta de ajustes de avaliação patrimonial poderá apresentar saldo de natureza devedora, credora ou saldo nulo e será classificada no patrimônio líquido.

    Gabarito: Letra A.

  • Na classificação de contas há as contas estáveis e as instáveis. Estáveis são aquelas que sempre apresentaram uma única natureza, a exemplo da conta Caixa(A) que sempre será Devedora. Já as contas Instáveis variam quanto a sua natureza a depender de seu saldo, é o caso da conta AAP, que pode ter natureza credora, devedora ou nula.