A amostragem casual simples é o método básico de seleção probabilística em que, na seleção de uma amostra composta de nunidades de amostra, todas as possíveis combinações das n unidades teriam as mesmas chances de ser selecionadas. Os outros procedimentos de seleção são modificações deste, elaborados com a finalidade de se conseguir maior economia e, ou, precisão. O fato de se dar a todas as possíveis combinações de n unidades uma igual chance de pertencer a uma amostra de tamanho n, embora seja difícil de se visualizar, é fácil de ser conseguido. Para isso, é apenas necessária a certeza de que, em qualquer estágio da amostragem, a seleção de determinada unidade não seja influenciada pelas outras que já tenham sido selecionadas, ou seja, de que as unidades de amostra sejam selecionadas independentemente uma das outras e livres de escolhas deliberadas.
Em um inventário florestal, a amostragem casual produz uma estimativa não-tendenciosa da média da população e fornece informações necessárias para avaliar o erro de amostragem, porém apresenta as seguintes desvantagens:
a) Há exigência de se idealizar um sistema de seleção casual das unidades de amostra. No caso de florestas grandes, isso pode ser dispendioso.
b) Há dificuldades de se locar no campo, com posicionamentos dispersos, unidades de amostra selecionadas em áreas extensas e de difícil acesso.
c) O tempo gasto de caminhamento entre as unidades de amostra torna a amostragem dispendiosa e improdutiva em certos casos.
d) Há possibilidade de uma distribuição desuniforme das unidades de amostra, resultando em uma amostragem irregular e, possivelmente, não representativa da população.
Gabarito B
a) Errado. é o método básico de seleção probabilística em que, na seleção de uma amostra composta de “n” unidades de amostras, todas as possíveis combinações das “n” unidades têm as mesmas (não diferentes) chances de ser selecionadas.
b) Certo. uma das desvantagens do processo é a possibilidade de uma distribuição desuniforme das unidades de amostra, resultando em uma amostragem irregular e, possivelmente, não representativa da população.
c) Errado. em um inventário florestal, a amostragem casual produz uma estimativa não-tendenciosa da média da população e fornece informações necessárias para avaliar o erro de amostragem.
d) Errado. Esse processo tem como vantagem o tempo gasto de caminhamento entre as unidades de amostra, o qual torna a amostragem mais produtiva e econômica em certos casos. Na verdade, esse processo tem como desvantagem o tempo gasto de caminhada entre as unidades de amostra, o qual torna a amostragem menos produtiva e pode aumentar os custos.
e) Errado. outra vantagem da amostragem casual está relacionada à dificuldade de se alocar no campo, com posicionamentos dispersos, unidades de amostra selecionadas em áreas extensas e de difícil acesso.