SóProvas


ID
2931622
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante as investigações para identificação das causas do desabamento de uma edificação de três pavimentos, o Perito Criminal da Polícia Civil identificou, nos elementos que antes do desabamento compunham a superestrutura da edificação, algumas manifestações patológicas que podem estar relacionadas ao sinistro. Sobre essas manifestações patológicas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E) A calcinação é o ressecamento das camadas SUPERFICIAIS do concreto devido à ocorrência de incêndios.

    INCORRETA

  • Deterioração da superfície de uma tinta em exteriores pela ação das intempéries, resultando numa superfície desbotada coberta de um pó esbranquiçado (eflorescência). A calcinação ocorre quando o ligante é degradado por condições ambientais adversas. Deve ser removida antes de repintar.

  • e desde quando concreto sofre corrosão? questão mal formulada.........

    se fosse ao menos dito : concreto armado.

  • Revendo

    Calcinação do concreto: efeitos da ação do fogo sobre o concreto, que se caracteriza, basicamente, pela alteração da cor e pela perda de resistência, sendo este quadro anômalo função direta da temperatura a que o incêndio atinge. De maneira geral, a degradação do concreto dá-se por volta dos 600°C, e acontece por expansão dos agregados, que desenvolvem tensões internas que fraturam o concreto (estas tensões são de magnitude muito variável, posto que os agregados não têm todos o mesmo coeficiente dc dilatação térmica).

  • Maria de Fátima, o CONCRETO SOFRE CORROSÃO desde sempre. Sugiro leituras de livros de patologias das estruturas!

  • Alguém sabe qual é a fonte da questão?

  •  

    Corrosão do concreto: em oposição ao processo de corrosão do aço das armaduras, que é
    predominantemente eletroquímico, a do concreto é puramente química e ocorre por causa da
    reação da pasta de cimento com determinados elementos químicos, causando em alguns casos a
    dissolução do ligante ou a formação de compostos expansivos, que são fatores deteriorantes do
    concreto.
    Pode-se classificar a corrosão do concreto segundo três tipos, dependendo das ações químicas que
    lhe dão origem: corrosão por lixiviação; corrosão química por reação iônica; e corrosão por
    expansão.

    fonte: Material Estratégia Concurso

  • A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

    Mais especificamente, a carbonatação do concreto pode ser definida como um processo físico-químico entre o gás carbônico (CO2) presente na atmosfera e os compostos da pasta de cimento.

    A partir daí, tem-se como resultado principal a precipitação do carbonato de cálcio (CaCO3) em uma região do cobrimento, com a constituição de uma camada que passa a ter uma alcalinidade significativamente menor do que aquela não afetada por esse fenômeno.

    A carbonatação avança de fora para dentro no concreto, por meio de uma frente carbonatada. Quando atinge a profundidade das armaduras, provoca desestabilização da camada passiva protetora, propiciando, assim, o início da corrosão.

    A carbonatação do concreto se manifesta inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de recobrimento.

    Por se tratar de um fenômeno que ocorre de forma generalizada, a carbonatação do concreto pode fazer com que as estruturas de uma construção sofram grandes problemas na estabilidade global. Em termos da extensão geral dos danos, há o desenvolvimento continuado dos processos corrosivos das armaduras.

    Dessa forma, torna-se muito importante garantir a qualidade e desempenho do concreto de cobrimento, pois é nessa região que ocorre todo o processo de carbonatação.

     

    https://www.tecnosilbr.com.br/o-que-e-e-como-ocorre-a-carbonatacao-do-concreto/

     

     

    A disgregação, desplacamento ou esfoliação caracteriza-se pela ruptura e destacamento do concreto superficial, principalmente das partes salientes da peça. O fenômeno ocorre em função do surgimento de tensões de tração acima da resistência do concreto. É importante notar que o concreto disgregado é um concreto são.

     

    https://pt.slideshare.net/cepdn/patologias-45673236

     

     

    A desagregação é caracterizada pela perda do poder aglomerante do cimento. Com isso, os agregados graúdos se destacam da argamassa, que posteriormente também se desfaz. A desagregação inicia-se, geralmente, com a alteração da coloração do concreto. A seguir surgem fissuras cruzadas em todas as direções, que aumentam rapidamente de abertura, devido à expansão da pasta de cimento. Um abaulamento da superfície do concreto pode também ser observada.

    https://pt.slideshare.net/cepdn/patologias-45673236

  • Para não vacilar na prova :

    Desagregação = Separação

    DIsgregação = Falhas Internas

    Segregação = Ninho de concretagem ou bicheira (falta de vibração do concreto).

  • Concreto não corrói, quem corrói é aço.

  • Resumo excelente pro pessoal que vai fazer SEAD GO - ENG I:

    https://abre.ai/d3wY