SóProvas


ID
2931865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Métodos cromatográficos são extremamente úteis na identificação e quantificação de moléculas simples e complexas. Em relação aos aspectos teóricos e práticos da Cromatografia Gasosa (CG) e da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    (A) Para a separação efetiva entre isômeros cis/trans de ésteres de ácidos graxos por CG, faz-se necessária uma coluna com fase estacionária completamente apolar.

    ERRADO, para uma separação efetiva a polaridade do analito deve ser equivalente (ou mais próximo possível) à fase estacionária, ésteres de ácidos graxos possuem uma polaridade intermediária e ainda sim, a cromatografia indicada para essa separação seria a cromatografia quiral.

    (B) Espectrometria de massas com ionização por electrospray (ESI-MS) é preferencialmente acoplável à cromatografia gasosa.

    ERRADO. A ionização por eletrospray é uma fonte de ionização (dessorção) que ioniza o material sem precisar vaporizar, pode estar no estado sólido ou líquido. Nessa técnica um campo elétrico produz acronal carregado que dessolvata o material. Além disso essa técnica é aplicada preferencialmente em CLAE. Na CG o material chega ao detector na sua forma gasosa por uma fonte de ionização que vaporizam e depois ionizam, sua ionização ocorre principalmente por ionização eletrônica ou ionização química

    (C) A eluição isocrática é feita com um único solvente ou com uma mistura de solventes de composição constante.

    Correto

    Também há a eluição por gradiente, na qual a força do solvente é aumentada gradativamente ao longo da cromatografia. Isso ocorre quando dois ou mais solventes que diferem significativamente são empregados.

     

    (D) Quanto maior o diâmetro das partículas em colunas empacotadas, maior será a resolução cromatográfica, pelo fato de promoverem uma vazão mais uniforme através da coluna.

    Errado.

    Primeiro temos que relembrar alguns conceitos da cinética das separações que está ligada ao coeficiente de difusão da fase móvel e da fase estacionária que nada mais é do que a velocidade com que as moléculas do analito se deslocam entre a duas fases.

    E uma das variáveis que alteram a eficiência da coluna é o diâmetro das partículas do recheio. De acordo com Skoog et al., em “Fundamentos de química analítica” 8 ed.:

    “ Para as colunas recheadas, o alargamento de banda é minimizado pelo diâmetro pequeno das partículas. Para as colunas capilares, diâmetros pequenos da própria coluna reduzem o alargamento de banda” .

    A explicação é que com a diminuição do tamanho das partículas aumenta-se o número das mesmas e portanto aumenta a interação, e o contrário é verdadeiro, pois se tivermos partículas empacotadas muito grande, diminui a quantidade de partícula e diminui a interação entre as mesmas afetando o número e altura de pratos promovendo uma vazão menos uniforme através da coluna.

    E) Pesticidas organoclorados apresentam melhor detectabilidade com um Detector de Ionização de Chama (DIC) do que um Detector de Captura de Elétrons (DCE).

    Errado.  captura de elétrons é seletivo para espécies eletronegativas como o Cl (halogênio)