GABARITO C
(A) A fase estacionária deve ser miscível à fase móvel.
ERRADO. Existe uma certa “interação” entre as duas fases, porém é necessário que NÃO seja miscível uma na outra, pois se for não haverá a corrida cromatográfica e a fase móvel não conseguirá arrastar os analitos.
(B) Na cromatografia gasosa, a fase fixa é sempre sólida.
ERRADO, pode ser líquida ou sólida.
CG com fase estacionária líquida (líquido imobilizado na superfície de uma material sólido inerte) é a mais utilizada.
CG com fase estacionária sólida tem sua aplicação limitada em virtude da retenção semipermanente de moléculas polares ativas e efeito de cauda severo nos picos de eluição (como consequência da natureza não-linear do processo de adsorção) é mais utilizada para espécies gasosas de baixo peso molecular.
(C) Em todas as separações cromatográficas, a amostra é transportada por uma fase móvel.
CORRETO.
(D) Na cromatografia de fase reversa, a fase estacionária é polar e a fase móvel apolar.
ERRADO. Essa questão de polaridade é relativa, geralmente dizemos que a fase estacionária é menos polar na fase reversa. No entanto, pra ficar mais fácil de gravar dizemos que a fase móvel é polar e a fase estacionária é apolar.
FASE NORMAL
Estacionária POLAR,
Móvel APOLAR
FASE REVERSA
Estacionária APOLAR
Móvel POLAR
Lembrando que isso é um método para gravar, porque essas fases não são completamente polar ou completamente apolar. A polaridade é relativa, o correto é dizer mais ou menos polar, ou mais ou menos apolar.
(E) Em cromatografia de fase normal, o composto mais polar é eluído primeiro.
ERRADO
Se na fase normal a fase estacionária é mais polar, então os compostos mais polares do ANALÍTO terão uma interação maior com essa fase, logo, ficarão mais tempo retido e portanto não serão eluídos primeiro.