SóProvas


ID
2932600
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. Para que ela possa ser executada, o gestor precisa obedecer a premissas legais que norteiam a Administração Pública. Qual o principal requisito para que uma despesa pública possa ser fixada e executada?

Alternativas
Comentários
  • a despesa, para ser fixada e executada precisa de Autorização legislativa

    Resposta C

  • E se nao tiver disponibilidade de caixa adianta ter autorização?

  • Não concordo. Para que a despesa seja apenas fixada, é necessária a autorização legislativa. Já para que a mesma despesa seja realizada (executada), é necessária a disponibilidade de caixa.

    Então, como fica? Já que a questão pediu o que é necessário para que a despesa seja fixada E executada?

  • despesa para ser fixada e executada precisa de autorização legislativa

  • Absurdo... Falo nada.

    A lógica que é que precisa ter disponibilidade de caixa.

    Imagina só.

  • A questão não quer a resposta lógica amigo e sim a correta!

  • Gabarito: Letra C

    Atenção!! Se fosse despesa privada a letra D estaria correta, mas o comando da questão pede a resposta em relação à despesa PÚBLICA .

    A despesa pública é a aplicação do dinheiro que já foi arrecadado por meio de impostos ou outras fontes e serve justamente para custear os serviços públicos ou para realizar investimentos. Por isso que elas devem ser autorizadas pelo poder legislativo e isso é feito através do ORÇAMENTO PÚBLICO.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Essa questão exige conhecimento em AFO.

    P. S.

    Nós precisamos acertar a questão e não concorda com ela.

  • Faz todo sentido. As despesas e investimentos públicos precisam ser previamente apreciados pelo legislativo, como ocorre com a LDO, PPA e LOA, por exemplo.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de orçamento público, sendo mais especificamente cobrada a despesa orçamentária.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custearem os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). Ademais, quanto a forma de ingresso as despesas podem ser orçamentárias e extraorçamentárias.

    Neste contexto, despesa orçamentária é aquela que depende de autorização legislativa para ser realizada e que não pode ser efetivada sem a existência de crédito orçamentário que a corresponda suficientemente.

    Deste modo, a Administração pública está subordinada as prescrições legais, ou seja, o orçamento será obrigatoriamente uma lei, que deverá ser aprovada pelo congresso. Ademais, cabe ressaltar que o princípio da legalidade orçamentária preceitua que todas as leis orçamentárias e também de créditos adicionais são encaminhadas pelo Poder Executivo para discussão e aprovação do Congresso Nacional.

    Ante o exposto, o principal requisito para que uma despesa pública possa ser fixada e executada é a autorização legislativa, uma vez que sem autorização legislativa nem existirá um orçamento para ser executado.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gab C

    Pela lógica,

    Antes de qualquer projeto, obra ou serviço que o governo queira realizar, DEVE HAVER, antes de tudo, autorização/aprovação pelo legislativo - com previsão no PPA e ou LOA.

    depois vem a licitação,...e tal

  • Quem estuda AFO respondeu tranquilamente :)