SóProvas


ID
2934025
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O orçamento de capital é o processo de análise de investimentos potenciais em ativos permanentes. Em relação às técnicas que são usadas na análise de orçamento de capital, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I O método de payback descontado é similar ao método comum de payback, exceto pelo fato de que ele desconta os fluxos de caixa ao custo de capital de terceiros do projeto.

II Um projeto deve ser aceito se a sua TIR for maior do que o custo de capital.

III O verdadeiro valor de um projeto pode ser maior que o VPL baseado em sua vida física se ele puder ser terminado no final de sua vida econômica.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O período de payback é um dos métodos mais simples para  de um projeto de investimento.

    payback simples: é uma medida muito utilizada no dia a dia, principalmente quando precisamos fazer contas rápidas e não temos tempo para uma análise mais detalhada. Porém o período de payback simples é uma medida incorreta em termos de matemática financeira, pois não considera o valor do dinheiro no tempo.

    O payback descontado: resolve essa questão do valor do dinheiro no tempo, pois utiliza uma taxa de desconto em cada um dos fluxos de caixa futuros. Contudo, o payback descontado continua deixando a desejar em outros aspectos, como no fato de existirem fluxos de caixa negativos após o período de payback.

    Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. ... A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto.

  • Acertei por eliminação... puxado

  • Questão sobre análise de investimentos.

    Vamos verificar cada uma das afirmativas:

    I - FALSA. De fato, o payback descontado considera o valor do dinheiro no tempo e, por isso, utiliza-se de uma taxa de juros (de desconto) para ajustar os fluxos de caixa do projeto. Até aqui a assertiva estava verdadeira, porém o custo do capital não precisa ser de terceiros necessariamente, pode ser capital próprio mesmo (custo de oportunidade).

    II - VERDADEIRA. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é aquela que zera o Valor Presente Líquido (VPL), assim é a taxa de retorno do capital investido. Se ela é maior do que o custo do capital, ou seja, se a taxa que irá receber com o investimento é maior do que a taxa que irá pagar (ou deixar de ganhar no critério de custo de oportunidade), o projeto deve ser aceito.

    III - VERDADEIRA. Vida física se relaciona, por exemplo, a durabilidade de um bem de capital, já a vida econômica se relaciona ao momento de se substituir esse bem de capital por outro nas mesmas condições iniciais. Isto é, a vida econômica considera os custos de operação (manutenção) que tendem a ser crescentes ao longo do tempo. A vida econômica é igual ou menor do que a vida física.

    A assertiva está dizendo que o VPL baseado na vida econômica é maior do que o VPL baseado na vida física, isso ocorre, por exemplo, porque esse equipamento pode ter um custo maior de fazer manutenção do que comprar um novo a partir de determinado momento. Em outras palavras, essas manutenções estão corroendo o VPL baseado na vida física.

    Portanto, temos F - V - V.


    Gabarito do Professor: Letra A.