GAB. E
Não entendi esse gabarito já o enunciado traz a definição de SWAP.
=>Um swap é uma troca de riscos entre duas partes. Na definição mais formal, swap consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora), ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos
O hedge natural é quando a proteção contra as variações de preço acontece naturalmente. Por exemplo, em casos de empresas que têm seu custo e sua receita em dólar, não acontecem perdas pela variação cambial
Questão sobre análise de investimentos e seus conceitos característicos.
Vamos verificar as alternativas:
A) CERTA. Derivativo é um conceito amplo, é um gênero do qual são espécies: contratos a termo, contratos futuros, opções de compra e venda, swap, etc. São contratos que especificam a quantidade, qualidade, prazo e preço dos ativos referenciados a fim de reduzir riscos. De certa forma, ocorre transferência de riscos entre os negociantes.
B) ERRADA. Opção estruturada ou operação estruturada consiste na estratégia de combinar mais do que um ativo para atingir o objetivo que se quer, assim há uma diluição dos riscos pela diversificação.
C) ERRADA. A opção real é o direito de modificar um investimento ao longo do tempo de forma não obrigatória, isto é, a depender do interesse. Com isso, pode-se abandonar o investimento, adiar, expandir, etc.
D) CERTA. Swap é um tipo de derivativo, é uma espécie do gênero derivativo em outras palavras. De fato, é a troca de riscos entre dois interessados, ao fim da operação apura-se a variação dos ativos transacionados e uma parte paga a outra a posição assumida.
E) ERRADA. O hedge natural nada tem a ver com troca de riscos, a proteção contra variações de preço, por exemplo, acontece naturalmente nesse caso, de forma indireta. Uma empresa cujas receitas e despesas são estabelecidas em dólar é um exemplo de hedge natural já que variações no câmbio afetarão suas receitas e despesas conjuntamente.
Portanto, a letra E não é um gabarito possível. Por outro lado, temos as letras A e D como corretas, a letra A é mais ampla e genérica e a D mais específica e determinada, assim poderia se considerar que a letra D é a mais correta e seria adequado assiná-la na hora da prova. Mas, mesmo assim, a questão seria passível de recurso por conter dois gabaritos possíveis.
Assim, recomendaria-se a proposição de recurso, de forma respeitosa, para anulação da questão à banca examinadora.
Gabarito da Banca: Letra E.
Gabarito do Professor: ANULADA.